Tradução Feminista: teoria e prática

Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação.
Vagas esgotadas: Lista de espera.

Segundo a antropóloga Carla Cristina Garcia (2015), o feminismo é como uma lanterna, que ilumina as sombras da sociedade patriarcal, desenvolvida às custas das mulheres e sem considerá-las. A luz do feminismo mostra a intolerância, o preconceito e o abuso contra a figura da mulher, ainda tão em voga. A partir do que se produziu sob essa luz, na década de 1980, no contexto canadense, começaram a surgir as primeiras teorizações e práticas sobre a produção de traduções feministas, apontando os reflexos do sistema patriarcal nas línguas e nos textos e oferecendo subsídios para uma nova forma de pensar sobre o traduzir, historicamente, atividade relegada a uma categoria inferior e objeto de diversos tipos de preconceito, como as mulheres. Desde então, vêm surgindo inúmeras discussões que aproximam esses dois campos do conhecimento e, hoje, época em que vivemos uma nova onda de reflexão e luta feminista, parece urgente insistir nessa aproximação. É nesse sentido que se propõe o curso "Tradução feminista: teoria e prática", com o objetivo de contribuir para a disseminação de uma reflexão extremamente atual para os estudos da tradução a partir de uma discussão teórica e de exercícios práticos.

Máximo de 20 inscritos.

Mínimo de 01 inscritos.

Frequência mínima de 75%. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Luciana Carvalho Fonseca, da FFLCH/USP.

Luciana Carvalho Fonseca

Marina Leivas Waquil

Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH.
23/07/2019 a 26/07/2019.

Matrícula On-line pelo Sistema Apolo.

O aluno desistente deverá enviar comunicado pelo agenda@usp.br antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.

ATENÇÃO: Após a confirmação de matrícula pelo sistema não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos.

► Gratuito.

11/07/2019 (09:00) a 21/07/2019 (23:59).

Matrícula On-line pelo Sistema Apolo.