Literatura Marginal e Teoria Pós-Colonial: O Exemplo de Ferréz

Níveis Oferecidos

Mudança de salas: 4ª feira (237) e 6ª feira (232).

Este curso tem por objetivo disponibilizar uma instância de discussão sobre a chamada literatura marginal (ou periférica), sobretudo através do exemplo do escritor Ferréz. Abordaremos o primeiro romance de repercussão do escritor, Capão Pecado, bem como alguns textos mais curtos (artigos de jornal, prefácios, etc.) através da teoria pós-colonial, almejando propor um modo de compreender a obra deste escritor e de outros advindos de favelas e zonas de exclusão econômica e social que se nomeiam escritores “marginais ou periféricos”. Acreditando que a teoria pós-colonial é a que melhor parece dialogar com essas obras, objetivamos, também, uma introdução geral a ela e a alguns de seus representantes.

15/04: Introdução ao curso e apresentação geral da teoria pós-colonial nos estudos literários.
20/04: “Terrorismo Literário”.
27/04: Capão Pecado: marginalidade, colonialismo interno e subalternidade.
29/04: As implicações dessa abordagem para a teoria literária brasileira e conclusão do curso.

Bibliografia obrigatória (textos abordados nas aulas):
FERRÉZ. Capão Pecado. São Paulo: Objetiva, 2005.
_____. “Terrorismo literário”. In: FERRÉZ (Org.). Literatura marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
ROCHA, João Cezar de Castro. “Dialética da marginalidade - caracterização da cultura brasileira contemporânea”. Folha de São Paulo, 29 fevereiro 2004. Caderno Mais.

Bibliografia complementar:
CANDIDO, Antonio. “A dialética da malandragem”. In: O Discurso e a Cidade, São Paulo; Rio de Janeiro: Duas Cidades; Ouro sobre Azul, 2004. p. 17-46.
FANON, Frantz. Black Skin, White Masks. New York: Grove Press, 1967.
______. Les damnés de la terre. Paris: Maspero, 1970.
FRASER, Robert. Lifting the sentence: a poetics of postcolonial fiction. Manchester and New York: Manchester University Press, 2000.
GUHA, Ranajit. “Historiography of Colonial India”. In: GUHA, Ranajit e SPIVAK, Gayatri Chakravorty (eds.). Selected Subaltern Studies. New York, Oxford: Oxford University Press, 1988.
LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SAID, Edward W. Orientalism. New York: Vintage Books, 1979.
______. “Foreword”. In: GUHA, Ranajit; SPIVAK, Gayatri Chakravorty (eds.) Selected Subaltern Studies. New York, Oxford: Oxford University Press, 1988.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. "Subaltern Studies: Deconstructing Historiography". In: Spivak, In Other Worlds: Essays in Cultural Politics. New York: Routledge, 1987.

_______. “Can the subaltern speak?” In: NELSON, Cary and GROSSBERG, Lawrence. Marxism and the Interpretation of Culture. Chicago: University of Illinois Press, 1988, p. 271-313.

máximo: 10 alunos
mínimo: 4 alunos

⇒Matrícula ON-LINE das 9:00 as 23:59 (enquanto houver vaga)

⇒Matrícula Presencial: 05.04 a 14.04.2011, enquanto houver vaga.