Cidades Inteligentes, Cidades Vigilantes: pensando o urbanismo do século XXI

Vagas esgotadas: Lista de espera.

Estruturado em três encontros, este curso de verão tem como objetivo principal compreender, a partir do Paradigma das Novas Mobilidades, os impactos sociais do desenvolvimento e difusão das políticas de cidades
inteligentes pelo mundo.

Pretende-se explorar estes impactos em dois níveis: a) a nível global, analisando como estas políticas têm se espalhado por diferentes cidades com o apoio de grandes empresas de tecnologia e sendo moldadas por como os ventos econômicos e políticos sopram; b) a nível local, entendendo as diferentes formas que a cidade inteligente pode assumir, focando principalmente nos dispositivos de vigilância e controle.

O curso se apoiará em obras bastante atuais e já relevantes para suscitar o debate: O que é uma cidade inteligente? Cidade Inteligente para quem? Por que as cidades têm buscado serem reconhecidas como cidade inteligente? Como estas políticas tem se disseminado pelo mundo de forma tão rápida? Qual o impacto social dos usos destas Tecnologias de Informação e Comunicação? As tecnologias são ou podem ser neutras? Como os governos utilizam o big data a seu favor? Como fica o direito a privacidade?

O curso estará dirigido principalmente para estudantes e pesquisadores das Ciências Sociais, porém bem receberá qualquer um que se interesse pelo debate acerca destas novas configurações do urbanismo do século XXI.

Máximo: 50 inscritos.

Mínimo: 5 inscritos.

Frequência mínima de 75%. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Bianca Stella Pinheiro de Freire Medeiros, da FFLCH/USP.

Bianca Stella Pinheiro de Freire Medeiros

João Alcantara de Freitas

Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
12/02/2020 a 14/02/2020.
► Matrícula On-line pelo Sistema Apolo CLIQUE AQUI.

ATENÇÃO: Após a confirmação de matrícula pelo sistema não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos.

► Gratuito.

21/01/2020 (09:00) a 31/01/2020 (23:59).
► Matrícula On-line pelo Sistema Apolo CLIQUE AQUI.