Programa

Público alvo:
Graduandos e Pós-Graduados em Língua Inglesa, e outros interessados. Será exigida a leitura de artigos científicos em inglês da área da saúde.
 
1 – Programa do curso
– Conhecer a organização de artigos científicos da área de medicina
– Desenvolver consciência retórica
– Disponibilizar subsídios teóricos para elaborar materiais didáticos para desenvolvimento da escrita de artigos científicos da área de medicina
– Entender sobre as práticas de submissão e publicação científica
– Refletir sobre escrita acadêmica na área médica e nas diversas áreas do conhecimento
 
2 – Objetivo geral
O objetivo deste curso é fazer com que os participantes conheçam os movimentos retóricos de Swales como forma de aplicar este conhecimento para escrita de seus artigos científicos e/ou uso desse subsídio teórico para ensinar a escrita de artigos científicos.
 
3- Bibliografia
Gustavii, B. Como escrever e ilustrar um artigo científico; tradução Marco Marcionilo. 3
ed. São Paulo: Parábola, 2017.
Nwogu, K.N. The medical research paper: structure and functions. English for Specific
Purposes, v. 16, n. 2, p. 119-138, 1997.
Schuster E, Levkowitz H, Oliveira Junior ON, editors. Writing scientific papers in English
successfully: your complete roadmap. São Carlos: Compacta; 2014.
Swales, J.M. Genre analysis: english in academic and research settings. Cambridge:
Cambridge University Press; 1990.