Programa

Aula 1: O que é cultura material?
Apresentação da cultura material como plataforma de análise histórica.
Bibliografia sugerida: MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O objeto como documento. Aula ministrada no curso "Patrimônio cultural: políticas e perspectivas". IAB/CONDEPHAAT, 1980.
 
Aula 2: Cultura visual
Considerar as imagens como matéria nos permite analisá-las em ação na sociedade: sua produção, circulação e consumo. Partindo dessa ideia, esta aula será dividida em dois momentos. Primeiro será feito um balanço teórico sobre o uso de imagens no estudo da história e, em seguida, serão apresentados documentos de diferentes tipologias, como fotografia, pintura e imagens digitais, para discutirmos diferentes estratégias de análise.
Bibliografia sugerida: MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, n. 45, p. 11-36, 2003
 
Aula 3: Objetos do cotidiano - Cozinhas
A partir de uma reflexão geral sobre os estudos da alimentação na perspectiva da Cultura Material e da noção de biografia das coisas, o curso tem por objetivo discutir as relações da mulher com o ambiente doméstico e a sociedade por meio dos diferentes usos e funções dos utensílios e equipamentos de cozinha. Para tanto, analisamos alguns objetos essenciais para o processamento de alimentos sob a perspectiva de suas “biografias”, como, por exemplo, a trajetória histórica do fogão no cotidiano culinário do estado de São Paulo.
Bibliografia sugerida: SILVA, João Luiz Maximo da. Transformações no espaço doméstico: o fogão a gás e a cozinha paulistana, 1870-1930. An. mus. paul. [online]. 2007, vol.15, n.2.
 
Aula 4: Objetos do cotidiano - Roupas
Compreender as roupas para além dos aspectos frívolos ao qual estão condicionadas a serem pensadas é o objetivo desta aula. Sob a perspectiva da cultura material, a vestimenta não se reduz ao seu valor simbólico, mas permite que analisemos diversas questões sociais, como de gênero e de classe, através de uma outra abordagem. Deste modo, enfatiza-se o contexto histórico das relações sociais de produção e consumo a que as vestimentas estão circunscritas, e o papel que exercem na relação entre humanos e objetos por meio de sua ação no corpo e na produção de sentidos.
Bibliografia sugerida: MILLER, Daniel. Consumo como cultura material. Revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n. 28, p. 33-63, jul./dez. 2007.
 
Aula 5: Oficina
Avaliação: A partir de objetos do cotidiano indicado pelos próprios participantes do curso, faremos uma discussão coletiva sobre seus usos e relações com o corpo.
 
Bibliografia básica
ALGRANTI, Leila Mezan. Alimentação e cultura material no Rio de Janeiro dos vice-reis: diversidade de fontes e possibilidades de abordagens. Varia Historia, Belo Horizonte, v. 32, n. 58, 2016, pp. 21-51.
CARVALHO, Vânia Carneiro de. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material – São Paulo, 1870-1920. São Paulo: Edusp: 2008.
CRANE, Diana. "Moda, identidade e mudança social". Moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac, 2006.
GIEDION, Siegfried. La Mecanización Toma el Mando. Barcelona: Gustavo Gilli, 1978 (1ª ed. 1948)
HOMEM, Maria Cecília N. O princípio da racionalidade e a gênese da cozinha moderna. Revista FAU, São Paulo, n.13, 2003.
HOMEM, Maria Cecília N. Cozinha e indústria em São Paulo: do rural ao urbano. São Paulo: EDUSP, 2015.
KOPYTOFF, Igor. A biografia cultural das coisas: a mercantilização como processo. In: APPADURAI, Arjun (Org.). A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2010, pp. 89-123.
LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. Cozinhas, etc. Um estudo sobre as zonas de serviço da casa paulista. 2ed. São Paulo: Perspectiva, 1978.
LIMA, Tania Andrade. Chá e simpatia: uma estratégia de gênero no Rio de Janeiro oitocentista. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 5, n. 1, 1997, pp. 93-129.
MALUF, Marina. Ruídos da memória. São Paulo: Siciliano, 1995.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A fotografia como documento - Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico. Tempo, Rio de Janeiro, n. jan/jun 2003, p. 131-151, 2003.
___________. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, n. 45, p. 11-36, 2003
_________.. O fogão da Société Anonyme du Gaz: sugestões para uma leitura histórica de imagem publicitária. Projeto História, São Paulo, n. 21, nov. 2000, pp. 105-119.
MILLER, Daniel. Consumo como cultura material. Revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n. 28, p. 33-63, jul./dez. 2007.
MILLER, Daniel. Extracts from material culture and mass consumption. In: BUCHLI, Victor. Material culture: critical concepts in the social sciences. Londres: Routledge, 2004.
REDE, Marcelo. História a partir das Coisas: Tendências Recentes nos Estudos de Cultura Material. Anais do Museu Paulista: história e cultura material, São Paulo, v. 4, p. 265-282, 1996.
___________. História e cultura material. In: Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas (org.). Domínios da História. Rio de Janeiro, Elsevier, 2012, p. 133-150
SILVA, João Luiz Máximo da. Cozinha modelo: o impacto do gás e da eletricidade na casa paulistana (1870-1930). São Paulo: Edusp, 2008.
________________________. Transformações no espaço doméstico: o fogão a gás e a cozinha paulistana, 1870-1930. An. mus. paul. [online]. 2007, vol.15, n.2.