O Príncipe escritor: aspectos do monarquismo brasileiro na República Velha

Vagas esgotadas: Lista de espera.

Esta proposta se insere num movimento recente da historiografia, em que se destacam os estudos da historiadora e biógrafa Teresa Malatian, o qual visa reconstituir os passos dos membros da Família Imperial brasileira após sua deposição, lançando um novo olhar sobre o período compreendido entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, sobretudo com relação ao fenômeno do "monarquismo" na República Velha. No que se refere a D. Luís, além da problematização de sua atuação política, procurar-se-á redimensionar a temática literária envolvendo o personagem e sua condição como autor de língua francesa inserido em redes acadêmicas formais, a exemplo da Sociedade Geográfica Francesa e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, examinando-se a fisionomia de sua escrita, sua contextualização histórico-cultural, seu alcance e possível interesse na atualidade. Isso se dará por meio de uma reconstituição dos eventos políticos envolvendo a Família Imperial após a queda da monarquia no Brasil, atentando-se para suas implicações na biografia do príncipe, em que pese sua futura atuação como militar, escritor e proponente ao trono.

Máximo: 50 inscritos.

Mínimo: 5 inscritos.

Frequência mínima de 75%. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Veronique Marie Braun Dahlet, da FFLCH/USP.
  • Andrei Fernando Ferreira Lima
Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
04/02/2020 a 04/02/2020
► Matrícula On-line pelo Sistema Apolo CLIQUE AQUI.

ATENÇÃO: Após a confirmação de matrícula pelo sistema não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos.

► Gratuito.

21/01/2020 (09:00) a 31/01/2020 (23:59).
► Matrícula On-line pelo Sistema Apolo CLIQUE AQUI.