1ª aula: Mapeando o campo político

Bibliografia principal
BOURDIEU, P. “O campo político”. In: Revista Brasileira de Ciência Política, 5 (2011). pág. 193-216.

GRILL, Igor Gastal; DOS REIS, Eliana Tavares. Elites parlamentares e a dupla arte de representar: intersecções entre “política” e “cultura” no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2016 (páginas a definir).

HAKIM, Catherine. Capital Erótico: Pessoas atraentes são mais bem-sucedidas. São Paulo: Editora Best Seller, 2013 (páginas a definir).

MORENO PESTAÑA, José Luis. “Qué nos enseña el capital cultural para pensar el capital erótico”. In: Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 130, jan.-mar., 2015.

Bibliografia complementar
CANÊDO, Letícia Bicalho. “Campo Político”. In: CATANI, Afrânio Mendes... [et. al.]. (Org.). Vocabulário Bourdieu. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. pág. 90-93.

2ª aula: Elites políticas: O caso de Dilma Rousseff

Bibliografia principal
BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. Imagens ritualizadas: apresentação de mulheres em cenários eleitorais. Campinas: Pontes, 2008 (páginas a definir).

ARAÚJO, Clara. "Incongruências e dubiedades, deslegitimação e legitimação: o golpe contra Dilma Rousseff". In: RUBIM, Linda; ARGOLO, Fernanda (Org.). O Golpe na perspectiva de gênero. Salvador: Edufba, 2018.

PIRES, Teresinha Maria de Carvalho Cruz. “A construção da imagem política de Dilma Rousseff como mãe do povo brasileiro”. In: Revista Debates, Porto Alegre, v. 5, n. 1, jan./jun, 2011. pág. 139-162.

RANGEL, Patrícia; DULTRA, Eneida Vinhaes Bello. Engolidas pela onda azul. In: Plural, v. 26, n. 1, p. 133-154, 2019.

Bibliografia complementar
AMARAL, Ricardo Batista. A vida quer é coragem: a trajetória de Dilma Rousseff, a primeira presidenta do Brasil. São Paulo: Sextante, 2012.

BRITO, Angela Xavier de. "Trajetória". In: CATANI, Afrânio Mendes... [et. al.]. (Org.). Vocabulário Bourdieu. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. pág. 90-93.

MONTEIRO, José Marciano. A Política como Negócio de Família: para uma sociologia política das elites e do poder político familiar. São Paulo: LiberArs, 2016 (páginas a definir).

3ª aula: Antifeminismos e afetos

Bibliografia principal
MESSENBERG, Débora. A direita que saiu do armário: a cosmovisão dos formadores de opinião dos manifestantes de direita brasileiros. Soc. estado. [online]. 2017, vol.32, n.3, pp.621-648.

SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Editora Autêntica, 2016 (páginas a definir).

Bibliografia complementar
ROCHA, Camila. Menos Marx mais Mises': uma gênese da nova direita brasileira (2006-2018). Tese de doutorado, Departamento de Ciência Política, USP, 2018.

SENNET, Richard. A transformação da intimidade, Editora Unesp, 2003.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AB'SÁBER, Tales. Dilma Rousseff e o ódio político. São Paulo: hedra, 2015.

ALMEIDA, Ronaldo; TONIOL, Rodrigo (org). Conservadorismos, fascismos e fundamentalismos. Campinas, Editora Unicamp, 2018.

ARRUZA, Cinzia; BHATTACHARYA, Tithi; FRASER, Nancy Feminismo para os 99%. Um manifesto. São Paulo, Boitempo Editorial, 2019.

ALVES; J. E. D.; PINTO, C.; JORDÃO, F (Orgs.). Mulheres nas Eleições de 2010. São Paulo, abcp/spm, 2012.

BEST, Heinrich; HIGLEY, John (Eds.). The Palgrave handbook of political elites. London: Palgrave Macmillan, 2018.

BIROLI, Flávia. Gênero e desigualdades. São Paulo, Boitempo, 2018.

BOURDIEU, P.; FRITSCH, P. Propos sur le champ politique. Lion: PUL, 2000.

BLAY, Eva; AVELAR, Lucia; RANGEL, Patricia Duarte. 50 anos de feminismo: Argentina, Brasil e Chile. Volume ii – Justiça de Gênero e Políticas Públicas (no prelo).

DE IMAZ, José Luis. Los que mandan. Buenos Aires: Editorial Universitaria de Buenos Aires, 1964.

DUVERGER, Maurice. The Political Role on Women. Paris: Unesco, 1955.

JINKINGS, Ivana; DORIA, Kim; CLETO, Murilo. Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2016.

MENEGUELLO, Rachel. PT: a formação de um partido, 1979-1982. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

MIGUEL, Luis Felipe. “Capital político e carreira eleitoral: algumas variáveis na eleição para o Congresso brasileiro”. In: Revista de Sociologia e Política, n. 20, 2003.

OLIVEIRA, Ricardo Costa de (Org.). Nepotismo, parentesco e mulheres. 2ª ed. Curitiba: Urbi et Orbi, 2016.

RANGEL, Patrícia Duarte. Movimentos feministas e direitos políticos das mulheres: Argentina e Brasil. 2012. 223f. 2017. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Ciências Humanas: Ciência Política)–Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília–UnB, Brasília.

SOLANO, Esther. O ódio como política: A reinvenção das direitas nos Brasil. São Paulo, Editora Boitempo, 2018.

TRAVERSO, Enzo. Las caras de la nueva derecha. Editora Siglo XXI, Argentina, 2018.

VENTURI, Gustavo; RECAMÁN, Marisol. As Mulheres Brasileiras no Início do Século 21. São Paulo: cfemea, 2005.