Programa

Programa resumido:
 
Aula 1: Aquisição segmental – percepção, articulação e categorização dos sons da língua;
Aula 2: Aquisição silábica – percepção, articulação e categorização das sílabas da língua;
Aula 3: Aquisição lexical – recortando o contínuo sonoro da fala;
Aula 4: Comparando a aquisição fonológica típica e atípica – desvios e atrasos fonológicos;
Aula 5: Aquisição bilíngue – relatos de pesquisa; mitos e verdades.
 
Programa completo:
 
Aula 1: Aquisição segmental – percepção, articulação e categorização dos sons da língua;
 
Tópicos:
● Fundamentos da Fonética e Fonologia;
● Fonologia segmental: inventário vocálico e consonantal do PB;
● Percepção linguística em neonatos: os períodos “citizens of the world” versus “culture-bound listeners”;
● Aquisição vocálica do PB;
● Aquisição consonantal do PB.
 
Aula 2: Aquisição silábica – percepção, articulação e categorização das sílabas da língua;
 
Tópicos:
● Sílaba: O que é, para que serve, como se comporta na língua;
● Inventário silábico do português;
● Balbucio;
● Aquisição silábica: CV, V, CVV, CVC, CCV.
 
Aula 3: Aquisição lexical: recortando o contínuo sonoro da fala
 
Tópicos:
● Segmentação da fala a partir da prosódia;
● Outras “pistas” para a segmentação: fonologia, sintaxe e reconhecimento de palavras funcionais vizinhas;
● Do som ao significado - o papel da sintaxe e da semântica.
 
Aula 4: Comparando a aquisição fonológica típica e atípica: desvios e atrasos fonológicos.
 
Tópicos:
● Atraso de fala de origem fonética e fonológica;
● Apraxia de fala.
 
Aula 5: Bilinguismo
 
Tópicos:
● O que é bilinguismo?;
● Hipóteses sobre a aquisição bilíngue;
● Aquisição bilíngue: Fonologia e Léxico;
● Transferência e Codeswitching;
● Efeitos cognitivos do bilinguismo;
● Mitos e verdades sobre o bilinguismo.
 
Bibliografia por aula:
 
Aula 1:
BISOL, L. (Org.) Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. Porto Alegre:
EDIPUCRS, 2010.
CRISTÓFARO-SILVA, T. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2009.
SEARA, C.S; NUNES, V. G.; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C.. Fonética e fonologia do português brasileiro. Série COnhecer. São Paulo: Editora Contexto, 2018.
 
Aula 2:
FREITAS, M. J.; SANTOS, A. L. (org.) Aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do português. Textbooks in Language Sciences 3. Berlin: Language Science Press, 2017.
LAMPRECHT, R.R. Aquisição Fonológica do Português: Perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LAMPRECHT, R.R. Aquisição da linguagem: estudos recentes no Brasil. Porto Alegre:
EDIPUCRS, 2011.
 
Aula3:
NAME, M.C. O que nos dizem os resultados experimentais sobre a percepção da fala pelo bebê. Veredas online, ed. especial, 2012, p. 284-297.
GOUT, A., & CHRISTOPHE, A. O papel do bootstrapping prosódico na aquisição da sintaxe e do léxico. In.: CORRÊA, L.S. (org): Aquisição da linguagem e problemas do desenvolvimento linguístico. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2006, p. 103-128.
 
Aula 4:
MELO, Roberta Michelon; MOTA, Helena Bolli; BERTI, Larissa Cristina . Parâmetros acústicos e articulatórios durante a produção do contraste entre oclusivas alveolares e velares: dados típicos e de desvio fonológico. AUDIOLOGY - COMMUNICATION RESEARCH (ACR) , v. 22, p. 1-10, 2017.
Acessado em 26/05/2019.
LAMPRECHT, R.R. Aquisição Fonológica do Português: Perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004.
 
Aula 5:
MEGALE, A. Bilingüismo e educação bilíngüe – discutindo conceitos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 3, n. 5, agosto de 2005.
FLORY, E. & SOUZA, M. T. Bilinguismo: diferentes definições, diversas implicações. Revista Intercâmbio, volume XIX: 23-40, 2009. São Paulo: LAEL/PUC-SP
ZIMMER, M; FINGER, I; SCHERER, L. Do bilinguismo ao multilinguismo: intersecções entre a psicolinguística e a neurolinguística. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 6, n. 11, agosto de 2008.
 
Bibliografia de apoio:
FIORIN, J. L. (org.) Introdução à Linguística I: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2008.
VARELLA, N. K. Na aquisição da escrita pelas crianças ocorrem processos fonológicos similares aos da aquisição da fala? Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 30, no 4, p. 265-271, dezembro 1995.
LAMPRECHT, R. R. Qual é a diferença entre consciência fonológica e consciência fonêmica? Letra A: o jornal do alfabetizador. Belo Horizonte, ano 4. n. 16, outubro/novembro, 2008, p. 3.
MIRANDA, A. R. M. & MATZENAUER, C. L. B. Aquisição da fala e da escrita: relações com a Fonologia. Cadernos de Educação, Pelotas [35], p. 359-405, janeiro/abril 2010.