Ementa:

As Relações Internacionais sempre partilharam o pressuposto de uma separação dura entre o doméstico (hierárquico) e o internacional (anárquico), e privilegiaram as relações interestatais. A ascensão de atores não estatais (empresas e ONGs), processos decisórios complexos entre Estados, Organizações Internacionais formais, empresas e Organizações Não Governamentais, e regras e normas implementadas foram do âmbito governamental trouxeram a necessidade de formulação de novos conceitos e teorias para estudar a adesão a elas (compliance), a origem da regulação (pública e/ou privada), a estrutura de governança para a tomada de decisão, as ‘partes interessadas’ envolvidas, e as suas implicações e resultados. Dessa forma, o curso explora o conceito de Governança Transnacional, considerado uma sub-área da Ciência Política e Relações Internacionais.

Metodologia:

Aula tipo ‘problem solving’, apresentação de novos conceitos (arena transnacional), jogos em grupos e simulações.
Haverá distribuição de material específico no dia de aula.

Bibliografia:

Charles Roger e Peter Dauvergne (2016). “The Rise of Transnational Governance as a Field of Study”, International Studies Review (0), pp. 1-23.
Büthe, Tim and Mattli, Walter (2011). “Private Nonmarket Rule-Making in Context – A Typology of Global Regulation”, The New Global Rulers – The Privatization of Regulation in the World Economy, Princeton University Press, Princeton: pp. 18-41.
Debora D. Avant, Martha Finnemore, and Susan K. Sell (2010)(Eds.). Who Governs the Globe?, Cambridge University Press, Cambridge, UK.