Programa

Objetivo
O objetivo deste curso é dar ferramentas linguístico-fonológicas, no que se refere aos conceitos básicos de consciência fonológica, fonética articulatória e processos fonológicos da língua portuguesa, essenciais para o ensino de escrita de língua materna. Especificamente, busca-se mostrar como a oralidade influi na escrita de alunos de todas as séries de ensino e, ainda, como um conhecimento mais especializado em fonologia pode auxiliar as práticas docentes.
 
Justificativa
O presente curso justifica-se na medida em que visa dar instrumentos aos professores de língua portuguesa e aos pedagogos, auxiliando-os em suas práticas docentes no que concerne aos processos de alfabetização e de letramento, de maneira que eles possam lidar com a assimetria entre letra e som. Ainda, busca-se estimular a análise das dificuldades de escrita dos alunos de todas as séries de ensino de um ponto de vista linguístico-fonológico, criando estratégias de intervenção.
 
Programação do curso
O curso está estruturado em três eixos centrais: consciência fonológica, introdução à fonética articulatória e processos fonológicos aplicados à escrita. Cada um deles objetiva
apresentar e discutir a relação dos aspectos linguísticos aplicados ao ensino de Língua Portuguesa, no que se refere ao processo de alfabetização e à aquisição de escrita. Para isso, os seguintes tópicos serão abordados ao longo das aulas:
 
1. Introdução à Linguística
2. Consciência fonológica
3. Fonética articulatória
4. Processos fonológicos e interferências na escrita
 
Bibliografia
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