Programa

Aula 1 – Escrita acadêmica: o contexto de produção dos gêneros textuais pertencentes à esfera dos estudos universitários e à esfera da carreira acadêmica. Contexto de produção de um projeto de pesquisa; as partes nas quais ele se organiza; formulação dos objetivos e das perguntas de pesquisa.
 
Aula 2 – Características do contexto de produção de um congresso; características de resumo para congresso.
 
Aula 3 – O contexto de produção de uma comunicação oral; as principais características de uma comunicação oral; as partes nas quais ela se organiza; Características da comunicação oral; oral formal; produção de slides
 
Aula 4 – Apresentação dos alunos.
 
Metodologia:
Aulas interativas com leitura, discussões e produção textual; uso de vídeos que abordem os temas trabalhados na aula e a partir dos quais os alunos possam realizar produções escritas.
 
Bibliografia:
 
ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2008. 21.edição.
MACHADO, A. R. ; LOUSADA, E. L. ; ABREU-TARDELLI, L. S. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004a.
__________. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004b.
__________. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
PERROTTA, C. Um texto para chamar de seu. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
 
 
Bibliografia para elaboração do curso:
 
BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ, 1999/2012.
DEZUTTER, O. et al. Se familiariser avec l’écriture des genres académiques, un défi pour les étudiants universitaires au Brésil et au Québec. CRIPFE, 2016 (Comunicação Oral).
DOLZ, J.; GAGNON, R. ; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
DOLZ, J. As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. DELTA, vol.32, no.1 , São Paulo jan./abr. 2016, p. 237-260.
FAYOL, M., SCHNEUWLY, B. La mise en texte et ses problèmes. In: J.-L. Chiss, J.-P. Laurent, J.-C. Meyer, H. Romian & B. Schneuwly. Apprendre/enseigner à produire des textes écrits : actes du 3e Colloque international de didactique du français, Namur 09-1986. Bruxelles : De Boeck, 1987. p. 223-239.
LEA, M. R.; STREET, B.V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998.
LEITE, E. G.; LEITE, F. E. G. ; PEREIRA, R. C. M. A infraestrutura textual de resumos acadêmicos (abstracts) publicados em periódicos de literatura. Veredas (UFJF. Online), v. 17, p. 252-265, 2013.
LOUSADA, E.G.; DEZUTTER, O. Comment soutenir le développement des compétences en littératie académique en FLE : le cas de la rédaction du résumé et de la note de lecture. V SLPC, Universidade de São Paulo, 2016. (Comunicação oral).
LOUSADA, E.G.; DEZUTTER, O. La rédaction de genres universitaires : pratiques et points de vue d’étudiants universitaires au Brésil et au Québec. Le Français à l’Université, 21e année, numéro 01, 2016. Consultado em www.bulletin.auf.org/index.php?id=2219.
_________. Revisando o conceito de resumos. DIONISIO, A. P. ; MACHADO, A. R. ; BEZERRA, M.A. (Org.) Gêneros textuais e ensino. São Paulo : Parabola
MATENCIO, M. L. M. Referenciação e retextualização de textos acadêmicos: um estudo do resumo e da resenha. Texto publicado nos ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, março de 2003 (disponível no Site da ABRALIN).
MELO, L. C. ; GONÇALVES, A. V. ; SILVA, W. R. . Escrita Acadêmica na Escrita Reflexiva Profissional: citações de literatura científica em relatórios supervisionado. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 8, p. 95-119, 2013.
MIRANDA, F. O ‘resumo de comunicação’ como objeto de ensino. Raído, Dourados, MS, v.8 , n.16, jul./dez. 2014a, p. 33-55.
_______. “Contribuições para um modelo didático do gênero ‘resumo de comunicação’”, in Pereira, Regina Celi M. (org.). Ateliê de Textos Acadêmicos: didatização e construção de saberes. João Pessoa: Ideia Editora, 2014b, p. 273- 314.
MOTTA-ROTH, D. Comunidade acadêmica internacional? Multicultural? Onde? Como? In Linguagem & Ensino, Vol. 5, No. 2, 2002, p.49-65.
MUNIZ-OLIVEIRA, S. Os verbos de dizer em resenhas acadêmica e a interpretação do Agir verbal. Dissertação de mestrado. PUC: São Paulo, 2004.
RUSSELL, D. R. Activity Theory and Its Implications for Writing Instruction. In Reconceiving Writing, Rethinking Writing Instruction. Ed. Joseph Petraglia. Hillsdale, NJ: Erlbaum,1995.pp 51-78. Consultado em http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/30609014/Russell-Activit…
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.