Programa

A produção artística e cultural russa desenvolvida no período da Primeira Guerra Mundial é marcada por uma série de contradições, que vão desde a presença de obras chauvinistas até a negação total do momento vivido por meio da utopia teatral. A relação entre esta produção e o acontecimento histórico que inaugurou a era dos massacres, é, porém, ainda pouco estudada e debatida no Brasil. Visando proporcionar um debate sobre as relações que se estabeleceram entre a arte e a guerra, o curso terá como ponto de partida não apenas a leitura e interpretação de textos literários e trechos de peças teatrais encenadas na Rússia a partir de 1914, como também o contato com obras que tratam diretamente da Primeira Guerra Mundial e o diálogo com grandes pensadores do século XX tais como Sigmund Freud e Walter Benjamin.
 
Critério de avaliação e certificado:
Participação em aula (75% de frequência)
 
 
Bibliografia:
 
ANDRÊIEV, L. Conversa noturna e outras histórias. Trad. Helena Kardash – São Paulo. Orel Books, 2019.
BECKER, A. As cicatrizes vermelhas. Primeira Guerra Mundial. França e Bélgica ocupadas. Trad. Procópio Abreu. 1ª ed. Rio de Janeiro: Tinta Negra, 2014
 
BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. Obras escolhidas. Vol 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987, p.114-119
 
CANFORA, L. 1914. Trad. Aurora Bernardini; prefácio, Lincoln Secco – São Paulo, Edusp, 2014. 184 p.
 
FREUD, S. “Considerações atuais sobre a guerra e a morte (1915)” In: Obras Completas - Vol. 12 (1914-1916), Trad. Paulo César de Souza. pp. 156-184. São Paulo, Companhia das Letras: 2010
 
SCHNAIDERMAN, B. A poética de Maiakovski através da sua prosa. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
 
STANISLÁVSKI, K. S. Minha vida na arte. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1989.
 
SZACHI, J. As utopias ou A felicidade imaginada. Trad. Rubem César Fernandes. Rio de Janeiro, Paz e Terrra, 1972.