Programa

AULA 1: Apresentação do curso; Tennessee Williams, the fugitive kind e the American blues: a importância da fase inicial na obra do autor; a esquerda e o teatro engajado nos EUA: Group Theater, Actor’s Studios, Federal Theater Project; A Teoria do Drama Moderno (2001), de Peter Szondi: as antinomias do drama; O teatro épico (2008), de Anatol Rosenfeld: a teoria dos gêneros; o passado e presente na obra do autor: Tennessee escreveu dramas?
 
AULA 2: Apresentação e discussão de aspectos da peça Gata em telhado de zinco quente (1955): análise de trechos da peça; as mitomanias sulistas e o American Way of Life: as mitologias do All-American football hero e do self-made man; o sistema de plantations: homoafetividade, homossocialidade e a questão da sucessão familiar.
 
AULA 3: Apresentação e discussão de aspectos da peça Um bonde chamado Desejo (1955): análise de trechos da peça; a personagem de Blanche DuBois: psicanálise, biografismo e “realismo psicológico”; Belle Rêve: o Código Napoleônico e a questão da propriedade; a personagem de Allan e outros personagens off-stage na obra de Tennessee; outras peças do autor: De repente, no último verão (1958), E contar tristes histórias das mortes das bonecas (1957) e Vieux Carré (1979).
 
AULA 4: Gay drama e queer studies: contextualização e comentário sobre literatura recente; sociedade civil e políticas identitárias: a crítica marxista de Elle Meiksins Wood (2007); Marxismo e Pós-modernismo: a crítica de Terry Eagleton (1997); finalização e encerramento.
 
BIBLIOGRAFIA:
 
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_____________. 27 Carros de Algodão e Outras Peças em um Ato. Trad: Grupo Tapa. São Paulo: É Realizações, 2013.
_____________. A Streetcar Named Desire. Introduction: Arthur Miller. New York: New Directions, 2004.
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