Caetano e Mabel: a poesia dos irmãos Vel(l)oso como tradutora das paisagens de uma cidade

Vagas esgotadas: Lista de espera.

O curso é dedicado ao estudo da obra poética de Mabel Velloso, e ao diálogo desta com letras das canções de Caetano Veloso, ambos como tradutores das paisagens físicas e imaginárias de sua cidade natal. Mabel é professora, cordelista e poetisa. Publicou mais de 30 volumes, entre eles a antologia Poesia Mabel (Intermeios, 2013), organizada por Érika Bodstein e Valéria Marchi. Os estudos propostos observam as paisagens santamarenses procurando visitar os processos criativos dos autores e as imbricações vida-arte, tendo em vista a relevância da produção dos artistas como tradutores do recôncavo da Bahia, e a importância deste no contexto brasileiro contemporâneo.

Partilhar o processo de pesquisa teórica e prática realizadas, que resultou na publicação da antologia Poesia Mabel (Intermeios, 2013), organizada pela ministrante Érika Bodstein, e fomentar a pesquisa sobre a obra da poetisa baiana que já tinha 28 livros publicados, quase todos desconhecidos do público paulistano, no momento da publicação de sua primeira antologia. O curso pretende visitar as paisagens de uma cidade, Santo Amaro da Purificação, presente na obra dos irmãos Vel(l)oso, Caetano e Mabel, traduzidas por eles e pela voz de Maria Bethânia. Observar os diálogos entre os artistas-irmãos, com enfoque na crítica genética e na teoria da tradução e da adaptação, poderá despertar novas leituras críticas desses autores, e reafirmar a importância do Recôncavo baiano no cenário político e cultural brasileiro atuais.

Máximo: 20 inscritos.

Mínimo: 5 inscritos.

Frequência mínima de 75%. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Mayumi Denise Senoi Ilari, da FFLCH/USP.
Érika Bodstein
Valéria Cristina Marchi Ribeiro
Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
10/02/2020 a 14/02/2020
► Matrícula On-line pelo Sistema Apolo CLIQUE AQUI.

ATENÇÃO: Após a confirmação de matrícula pelo sistema não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos.

► Gratuito.

21/01/2020 (09:00) a 31/01/2020 (23:59).
► Matrícula On-line pelo Sistema Apolo CLIQUE AQUI.