Programa

  • Escrita: um conteúdo problematicamente ensinável;
  • Processos criativos;
  • Processos cognitivos de produção de texto;
  • Aspectos subjetivos da criação literária;
  • Metodologias de ensino de escrita: diferentes enfoques.
 
Cronograma das atividades
Aula 1 – O que é ensinar a escrever?
O ensino de escrita ao longo do tempo
O que acontece quando escrevemos
Diferentes concepções do ensino de escrita
 
Aula 2 – Processos criativos
Aspectos subjetivos da criação literária
Processos cognitivos de escrita
Uma metodologia de ensino de escrita, na prática
 
 
Bibliografia
 
ABED, C. Z. Aspectos emocionais das dificuldades de produção de texto. In: Construção psicopedagógica, São Paulo , v. 24, n. 25, p. 46-59, 2016.
AZANHA, J. M. P. A pedagogia das competências e o ENEM. In: A formação do professor e outros escritos. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2006.
FERNÁNDEZ, A. Sobre a teoria psicopedagógica. In: A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
FLOWER, L. & HAYES, J. R. Uma teoria do processo cognitivo da escrita. In: Revera – escritos de criação literária, São Paulo, v. 1, p. 39-70, 2016.
FORTUNATO, Márcia V. Autoria e aprendizagem da escrita. São Paulo: Universidade de São Paulo. Programa de pós-graduação em Educação - Área de concentração: linguagem e educação. Tese de doutorado, 2009.
GOLDBERG, Natalie. Mente selvagem: como se tornar um escritor. Trad. Tati de Moraes. Rio de Janeiro: Gryphus, 1994.
KELLOG, R. A aquisição das habilidades de escrita: uma perspectiva do desenvolvimento cognitivo. In: Revera – escritos de criação literária, São Paulo, v. 2, p. 51-89, 2017.
KOCH, S. Oficina de escritores. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008. pp. 149-178
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2014.
PROSE, Francine. Para ler como um escritor. Trad. Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
RYLE, G. Teaching and training. In: PETERS, R.S. The Concept of Education. Londres: Routledge & Kegam Paul, 1967.
SALLES, Cecília Almeida. Redes de criação: a construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, 2006.