Programa

Aula 1: Apresentação da disciplina. Noções de ensaio. Guia de perplexos: A reflexão como criação, a reflexão como experiência
Leituras: T.W. Adorno, “O ensaio como forma” (em Notas de literatura); Calasso: “A sereia Adorno” (em Os 49 degraus); Borges, “Nova refutação do tempo”; Eliot Weinberger, “Tigres” (em Algo elemental); Octavio Armand, “Laberinto y ágora” (em El pez volador).
 
Aula 2: Escrever o mundo: viagens à volta da esquina; viagens ao fim do mundo; viagens no tempo
Leitura: Virgina Woolf, “Maré de Oxford Street” (em Cenas londrinas); Clarice Lispector, “Brasília” (em A descoberta do mundo); Robert Macfarlane, “Limestone” (em The old ways); V.S. Naipaul, “Trinidad” (em The Middle Passage); Pierre Bergounioux, Um quarto em Holanda.
 
Aula 3: Elogio da conversação: observação, critica, biografismos
Leituras: Janet Malcolm, “Forty-one false starts” (em Forty-one false starts); Walter Benjamin, “Elogio da boneca” (em Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação); Massimo Cacciari, “Andrey Rublev” (em Três ícones); Guillermo Cabrera Infante, “Lorcahace llover en La Habana” (em Mea Cuba); Antonio José Ponte, 2 ensaios.
 
Aula 4: Vida examinada: o ensaio como espelho; a intimidade refletida; a subjetividade ensaiada
Leitura: Cynthia Ozick, “Metaphor & Memory” (em Metaphor & Memory); Victoria de Stefano, La insubordinación de los márgenes (trechos); Juliano Garcia Pessanha, “Certeza do agora” (em Testemunho transiente); Armando Rojas Guardia, El calidoscopio de Hermes (trechos); Peter Handke, Ensayo sobre el cansancio.
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
 
ADORNO, T.W. “O ensaio como forma”. In: Notas de literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São
Paulo: Editora 34, 2003.
__________________Minima moralia. Trad. Artur Morão. Rio de Janeiro: Azougue, 2008.
BENJAMIN, Walter. “Elogio da boneca”. In: Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação.
Trad. Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Editora 34, 2002.
_______________________ Rua de mão única/ Infância berlinense: 1900. Trad. Joao Barrento. São
Paulo: Autentica, 2013.
BORGES, Jorge Luis Borges. “Nova refutação do tempo”. In: Outras inquisições. Trad. Davi
Arrigucci Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CABRERA INFANTE, Guillermo. “Lorca hace llover en La Habana”. In: Infantería. México: FCE,
1999.
CACCIARI, Massimo. Três Ícones. Veneza: Ayiné, 2016.
CALASSO, Roberto. Os 49 degraus. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
DE STEFANO, Victoria. La insubordinación de los márgenes. Diarios 1989-1990. Caracas: El
Estilete, 2017.
GARCIA PESSANHA, Juliano. Testemunho transiente. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
HANDKE, Peter. Ensayo sobre el cansancio. Madrid: Alianza, 2016.
LISPECTOR, Clarice. “Brasília”. In: A descoberta do mundo. São Paulo: Rocco, 1999.
MACFARLANE, Robert. “Limestone”. In: The old ways. Londres: Hamish Hamilton, 2012.
MALCOLM, Janet. “Forty-one false starts”. In: Forty-one false starts. Nova York: Farrar, Giroux &
Strauss, 2013.
NAIPAUL, V.S. “Trinidad”. In: The Middle Passage. Londres: Penguin, 1978.
OZICK, Cynthia. “Metaphor & memory”. In: Metaphor & memory.
PONTE, Antonio José. 2 ensaios. São Paulo: Malha Fina, 2017.
ROJAS GUARDIA, Armando. El calidoscopio de Hermes. In: Obra completa. Ensayo. Mérida:
Equinoccio/El otro, el mismo, 2006.
STAROBINSKI, Jean. “É possível definir o ensaio”. In: Doze ensaios sobre o ensaio. Antologia
Serrote. Org. Paulo Roberto Pires. Rio: Instituto Moreira Salles, 2018.
WEINBERGER, Eliot Weinberger. “Tigres”. In: Algo elemental. Trad. Aurelio Major. Barcelona:
Atalanta, 2007.
WOOLF, Virginia. Cenas londrinas. Trad. Myriam Campello. São Paulo: José Olympio, 2017.
 
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
 
AGAMBEN, Giorgio. A potência do pensamento. Trad. António Guerreiro. São Paulo: Auténtica,
2015.
BARTHES, Roland. Incidentes. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
_____________________Fragmentos de um discurso amoroso. Trad. Valéria Martínez de Aguiar. São
Paulo: Martins Fontes, 2003.
_____________________Roland Barthers por Roland Barthes. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo:
Estacão Liberdade, 2003.
_____________________”Salir del cine”. In: Lo obvio y lo obtuso. Trad. C. Fernández Medrano. Madri:
Paidós, 1982.
_____________________Diário de luto. Trad. L. Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BENET, Juan. La inspiración y el estilo. Barcelona: Seix Barral, 1978.
_______________Otoño en Madrid hacia 1950. Madri: Alianza Editoria, 2016.
CATELLI, Nora. En la era de la intimidad. Seguido de El espacio autobiográfico. Rosario: Beatriz
Viterbo, 2006.
DERRIDA, Jacques. Le monolinguisme de l'autre, ou, La prothèse d'origine. Paris: Galilée, 1996.
______________________ Essa estranha instituição chamada literatura. Trad. M. Dias Esqueda. Belo
Horizonte: Ed. UFMG, 2014.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. Trad. André Telles. São Paulo: Editora 34, 2017.
_______________________________ Survivance des lucioles. Paris: Minuit, 2009.
EAGLETON, Terry. A funcão da crítica. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FERREIRA, Evandro: Nunca houve tanto fim como agora. Rio de Janeiro: Record, 2017.
GENETTE, Gerard. “L’utopie littéraire”. In: Figures I. Paris: Seuil, 1966.
GIDE, André. Journal. Une anthologie (1889-1949). Paris : Gallimard, 2012.
HORKHEIMER, Max. “Montaigne y la función del escepticismo”. In: Historia, metafísica y
escepticismo. Madri: Alianza, 1982.
JAUSS, H.R. « Petite apologie de l’expérience esthétique ». In : Pour una esthétique de la
réception. Paris : Gallimard, 1978.
JUNQUEIRA, Iván. “Ellman e o ensaísmo biográfico”. In. Ensaios escolhidos. Volume 2: da prosa
de ficcão, do ensaísmo e da crítica literária. São Paulo: A Girafa, 2005.
LE BRETON, David. Eloge de la marche. Paris : Métaillé, 2000.
LEVI, Primo. L’altrui mestiere. Torino: Einaudi, 1993.
MARÍAS, Javier. Miramientos. Madri: Mondadori, 2007.
MONTAIGNE, Michel de. “Du repentir”. In : Essais III. Paris : Gallimard, 2009.
MONTALBETTI, Christine. Le voyage, le monde et la bibliothéque. Paris : PUF, 1997.
PALACIOS, María Fernanda. Sabor y saber de la lengua. Caracas : Otero Ediciones, 2004.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. “Os críticos-escritores”. In: Texto, crítica, escritura. São Paulo: Ática,
1978.
PITOL, Sergio. El arte de la fuga. Barcelona: Anagrama, 2006.
PONTE, Antonio José. Un seguidor de Montaigne mira La Habana/Las comidas profundas. Madri:
Verbum, 2001.
QUIGNARD, Pascal. La Leçon de musique. Paris : Gallimard, 2002.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Monica Costa Neto. São
Paulo: Editora 34, 2005.
ROSA, Nicolás. El arte del olvido (sobre la autobiografía). Buenos Aires: Punto Sur, 1990.
ROSSI, Alejandro. Manual del distraído. México: Fondo de Cultura Económica, 1987.
RIBEYRO, Julio Ramón. Prosas apátridas. Barcelona: Seix Barral, 2007.
SAVATER, Fernando. Diccionario filosófico. Madri: Ariel, 2007.
SONTAG, Susan. Questão de Ênfase. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
___________________A doença como metáfora/Aids e suas metáforas. Trad. Rubens Figuereido. São
Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SUCRE, Guillermo. “Paz: la vivacidad, la transparencia”. In. La máscara, la transparencia. México:
FCE, 2001.
STEINER, George. “O leitor incomum”. In: Nenhuma Paixão Desperdiçada. Rio: Record, 2001.
TSVETAIEVA, Marina. Vivendo sob o fogo. Trad. Aurora Fornoni Bernardini. São Paulo: Martins
Fontes, 2008.
VILA-MATAS, Enrique. Dietario voluble. Barcelona: Anagrama, 2008.
WEINBERG, Liliana. Situación del ensayo. México: Universidad Nacional Autónoma de México,
2006.
ZAMBRANO, María. Algunos lugares de la poesía. Madri: Trotta, 2007.