Programa

1. Leitura do poema “Peregrinação” [Lira dos cinquent’anos, 2. ed. 1944], de Manuel Bandeira.
 
a) Questões de método de leitura;
b) Aspectos da função poética da linguagem;
c) Aspectos de metro e ritmo;
d) Sobre o verso livre;
e) Algumas figuras de sonoridade;
f) Relações som e sentido;
g) A composição das estrofes;
h) A unidade de sentido.
 
2. Leitura de “Assalto” [A rosa do povo, 1945], de Carlos Drummond de Andrade.
 
3. Leitura de “Desfile” [do mesmo autor e obra], a partir do qual os alunos farão um exercício de avaliação.
 
Bibliografia
 
a) Sobre a teoria dos gêneros
 
ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO. A poética clássica. Trad. de Jaime Bruna. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1988.
KAYSER, Wolfgang. “A estrutura do gênero”. Análise e interpretação da obra literária. Trad. de Paulo Quintela. 7. ed. Coimbra: Arménio Amado, 1985, p. 367-388.
ROSENFELD, Anatol. “A teoria dos gêneros”. O teatro épico. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1985, p. 13-36.
SCHILLER, Friedrich. Poesia ingênua e sentimental. Trad. e estudo de Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1991.
STAIGER, Emil. “Estilo lírico: a recordação”. Conceitos fundamentais da poética. Trad. de Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975, p. 19-75.
 
b) Questões de método de leitura
 
ARRIGUCCI JR., Davi. “Abertura”. Humildade, paixão e morte. A poesia de Manuel Bandeira. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 13-18.
BOSI, Alfredo. “A interpretação da obra literária”. Céu, inferno. Ensaios de crítica literária e ideológica. São Paulo: Ática, 1988, p. 274-287.
CANDIDO, Antonio. “Apresentação do programa” e “Comentário e interpretação literária”. O estudo analítico do poema. 4. ed. São Paulo: Humanitas, 2004, p. 21-25 e 27-36.
CANDIDO, Antonio. “Os elementos de compreensão”. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 5. ed. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1975, 1º vol., p. 34-36.
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. Caderno de análise literária. São Paulo: Ática, 1985.
STAIGER, Emil. “A arte da interpretação”. Trad. de Fernando Camacho. Humboldt, 4 (9), 1964, p. 10-22.
 
c) Alguns exemplos de leitura
 
ARRIGUCCI JR., Davi. Humildade, paixão e morte. A poesia de Manuel Bandeira. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
ARRIGUCCI JR., Davi. O cacto e as ruínas. A poesia entre outras artes. São Paulo: Duas Cidades, 1997.
ARRIGUCCI JR., Davi. Coração partido. Uma análise da poesia reflexiva de Drummond. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
AUERBACH, Erich. “As flores do mal e o sublime”. Ensaios de literatura ocidental. Trad. de José Marcos M. Macedo e Samuel Titan Jr. São Paulo: Duas Cidades, Editora 34, 2007, p. 303-332.
BOSI, Alfredo (org.). Leitura de poesia. São Paulo: Ática, 1996.
BOSI, Viviana et al. (orgs.). O poema: leitores e leituras. Cotia: Ateliê Editorial, 2001.
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. Caderno de análise literária. São Paulo: Ática, 1985.
SCHWARZ, Roberto. “A carroça, o bonde e o poeta modernista”. Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 11-28.
SPITZER, Leo. Três poemas sobre o êxtase. Trad. de Samuel Titan Jr. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
VIDAL, Ariovaldo. “O chamado do mar” [Leitura de um poema de Manuel Bandeira]. Revista Contexto. Vitória, n. 23, 2013/1, p. 133-150.
VIDAL, Ariovaldo. “Um soneto antológico” [Sobre um poema de Vinicius de Moraes]. Seminário Primavera dos Centenários: Rubem Braga e Vinicius de Moraes. UEL, Londrina, 23-25 set. 2013. Publicado nos Anais, p. 50-63.
VILLAÇA, Alcides. Passos de Drummond. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
 
d) Sobre a linguagem da poesia
 
CAMPOS, Haroldo de. “Comunicação na poesia de vanguarda”. A arte no horizonte do provável. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1977, p. 131-154.
CANDIDO, Antonio. “O destino das palavras no poema”. O estudo analítico do poema. 4. ed. São Paulo: Humanitas, 2004, p. 111-120.
CHKLOVSKI, Victor. “A arte como procedimento”. Teoria da literatura: formalistas russos. Trad. de Regina Zilberman et al. Porto Alegre: Globo, 1971, p. 39-56.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. Da metade do século XIX a meados do século XX. Trad. de Marise M. Curioni. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
JAKOBSON, Roman. “Linguística e poética”. Linguística e comunicação. Trad. de Isidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1969, p. 118-162.
JAKOBSON, Roman. “O que fazem os poetas com as palavras”. Lisboa, Colóquio/Letras, n. 12, mar. 1973, p. 5-9.
MARQUES, Oswaldino. “Traços diferenciais da poesia moderna”. Ensaios escolhidos. Teoria e crítica literárias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968, p. 37-47.
POE, Edgar Allan. “A filosofia da composição”. Poemas e ensaios. Trad. de Oscar Mendes e Milton Amado. Rio de Janeiro: Globo, 1985, p. 101-112.
 
e) Sobre imagem/figuras de linguagem
 
BOSI, Alfredo. “Imagem, discurso”. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1977, p. 11-36.
CANDIDO, Antonio. A parte final do livro, desde o capítulo “As unidades expressivas”. O estudo analítico do poema. 4. ed. São Paulo: Humanitas, 2004, p. 103-155.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 14. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1988 [conceitos e exemplos de figuras de linguagem].
MARTINS, Nilce Sant’Anna. “A linguagem figurada”. Introdução à estilística. São Paulo: T.A. Queiroz, 1989, p. 90-104.
Obs.: Para este tópico, consultar também obras de referência (manuais, dicionários e gramáticas).
 
f) Sobre a sonoridade no poema
 
BOSI, Alfredo. “O som no signo”. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1977, p. 37-62.
CANDIDO, Antonio. “Os fundamentos do poema: sonoridade”. O estudo analítico do poema. 4. ed. São Paulo: Humanitas, 2004, p. 37-66.
JAKOBSON, Roman. “Linguística e poética”. Lingüística e comunicação. Trad. Isidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo, Cultrix/ Edusp, 1969, especialmente p. 144-146 e 150-156.
MARTINS, Nilce Sant’Anna. “A estilística do som”. Introdução à estilística. São Paulo: T.A. Queiroz, 1989, p. 26-70.
 
g) Sobre metro e ritmo
 
BOSI, Alfredo. “Frase: música e silêncio”. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1977, p. 63-107.
CANDIDO, Antonio. “Os fundamentos do poema: o ritmo”. O estudo analítico do poema. 4. ed. São Paulo: Humanitas, 2004, p. 67-101.
KAYSER, Wolfgang. “O ritmo”. Análise e interpretação da obra literária. Trad. de Paulo Quintela. 7. ed. Coimbra, Arménio Amado, 1985, p. 261-299.
PROENÇA, M. Cavalcanti. Ritmo e poesia. Rio de Janeiro: Organização Simões, 1955.
SAID ALI, Manuel. Versificação portuguesa. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1999.
 
h) Sobre lírica e sociedade
 
ADORNO, Theodor. “Palestra sobre lírica e sociedade”. Notas de literatura I. Trad. de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2003, p. 65-89.
BENJAMIN, Walter. “Sobre alguns temas em Baudelaire”. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Trad. de José Carlos M. Barbosa e Hemerson A. Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989, p. 103-149.
BOSI, Alfredo. “O encontro dos tempos”. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1977, p. 109-137.
CANDIDO, Antonio. “A literatura e a formação do homem”. Textos de intervenção. Sel. de Vinicius Dantas. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2002, p. 77-92.
CANDIDO, Antonio. “Notas de Crítica Literária – Duas notas de poética”. Textos de intervenção, ed. cit., p. 153-158.
CANDIDO, Antonio. “Vanguarda: renovar ou permanecer”. Textos de intervenção, ed. cit., p. 214-225.