Programa

Aula I – Construindo sentidos sobre feminismos 
a) Apresentação do curso;
b) proposta de construção colaborativa de sentidos sobre o feminismo, a partir de imagens;
c) aprofundamento das discussões por meio de conhecimentos sobre feminismo interseccional.
 
Leituras obrigatórias
- Introdução (“Aproxime-se do feminismo”);
- Capítulo 1 (“Políticas feministas: em que ponto estamos”);
- Capítulo 2 (“Conscientização: uma constante mudança de opinião”) – do livro O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras, de Bell Hooks.
- Artigo “Feminismo: uma história a ser contada”, de Constância Lima Duarte – no livro Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto.
- Livro Interseccionalidade, de Carla Akotirene.
 
Leituras complementares
- Artigo “Feminismo, gênero e representações sociais”, de Angela Arruda – no livro Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto.
- Artigo “Meio século de feminismo e o empoderamento das mulheres no contexto das transformações sociodemográficas do Brasil, de José Eustáquio et al – no livro 50 anos de feminismo: Argentina, Brasil e Chile.
- Capítulo 8 (“Feminismo global”) – do livro O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras, da autora Bell Hooks.
- Livro Mulheres e caça às bruxas, de Silvia Federici. 
 
Aula II – Feminismos, violência e decolonialidade
a) Proposta de construção colaborativa de sentidos sobre violências e preconceitos ligados a gênero, sexualidade e intersecções culturais, a partir de linguagens multimodais em cenários online-offline;
b) Aprofundamento das discussões por meio de conhecimentos sobre matriz colonial do poder, feminismo decolonial, gênero como performance e teoria Queer.
 
Leituras obrigatórias
- Artigo “Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade”, de Walter Mignolo.
- Artigo “Rumo a um feminismo descolonial”, de María Lugones.
- Artigo “Atos performáticos e a formação dos gêneros: um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista”, de Judith Butler – no livro Pensamento feminista: conceitos fundamentais.
 
Leituras complementares
- Artigo “Quem reivindica a alteridade”, de Gayatri Spivak – no livro Pensamento feminista: conceitos fundamentais.
- Artigo “Racismo e sexismo na cultura brasileira, de Lélia Gonzalez – no livro Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto.
- Artigo “(Re)definições e (des)construções identitárias em comunidades ativistas do Facebook: contribuições das epistemologias pós-feminista e queer”, de Fabiana Biondo e Inês Signorini.
- Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX, da autora Donna Haraway – no livro Antropologia do Ciborgue.
- Artigo “Transidiomaticity and transperforamnces in queer rap: toward an abject aesthetics”, de Branca Falabella Fabrício e Luiz Paulo da Moita Lopes.
 
Aula III – Feminismos, letramentos e educação crítica
a) Proposta de construção de sentidos sobre feminismos, direitos humanos e educação crítica, a partir de linguagens multimodais em cenários online-offline;
b) Aprofundamento das discussões, por meio de trabalhos sobre gênero, letramentos, educação crítica e currículo.
 
Leituras obrigatórias 
- Capítulo 3 (“Abraçar a mudança”); capítulo 8 (“Pensamento feminista na sala de aula agora”);
- Capítulo 12 (“Confrontação da classe social da sala de aula” – do livro Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade, da autora Bell Hooks.
- Artigo “Os novos letramentos digitais como lugares de construção de ativismo político sobre sexualidade e gênero, autor Luiz Paulo da Moita Lopes.
- Artigo “Convergência e diversidade no ensino de línguas: expandindo visões sobre a diferença”, da autora Walkyria Monte Mór.
 
Leituras complementares
- Os demais capítulos do livro Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade, da autora Bell Hooks.
- Capítulo “Uma política pós-identitária para a Educação”, do livro Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer, da Guacira Lopes Louro.
- Capítulo “Estranhar o currículo”, do livro Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer, da Guacira Lopes Louro.
- Artigo “Direitos humanos: perspectivas, mediações, práticas comunicativas – uma apresentação”, de Daniela Palma e Daniel Silva.
- Seção “Cidadania”, seção “Igualdade” e seção “Violências” do Dicionário crítico do feminismo, de Helena Hirata et al. Avaliação
- Participação efetiva nas discussões e atividades realizadas em sala de aula; leitura prévia dos textos indicados no programa do curso.
 
Bibliografia geral
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
Coleção Feminismos Plurais, de Djamila Ribeiro.
BIONDO, Fabiana Poças; SIGNORINI, Inês. (Re) definições e (des) construções identitárias em comunidades ativistas do Facebook: contribuições das epistemologias pós-feminista e queer. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 31, n. 4, 2015. 
BLAY, Eva Altermman; AVELAR, Lúcia. 50 anos de feminismo: Argentina, Brasil e Chile. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Fapesp, 2019. 
DA MOITA LOPES, Luiz Paulo. Os novos letramentos digitais como lugares de construção de ativismo político sobre sexualidade e gênero. Trabalhos em linguística aplicada, v. 49, n. 2, p. 393-417, 2010.
FABRICIO, Branca Falabella ; MOITA-LOPES, Luiz Paulo. Transidiomaticity and transperforamnces in queer rap: toward an abject aesthetics. Revista Gragoatá (UFF), v. 24, p. 136-159, 2019. 
FEDERICI, Silvia. Mulheres e caça às bruxas. São Paulo: Boitempo, 2019.
HARAWAY, Donna; KUNZRU; Hari; TADEU, Tomas (orgs.) Antropologia do Ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 
Hirata, Helena et al. Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2019.
LOURO, Garcia Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
LUGONES, María. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, v. 22, n. 3, p. 935- 952, 2014.
MIGNOLO, Walter D.; trad. OLIVEIRA, Marco. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, 2017.
MONTE MÓR, Walkyria. Convergência e diversidade no ensino de línguas: expandindo visões sobre a" diferença". Polifonia, v. 21, n. 29, 2014.
PALMA, Daniela; NASCIMENTO, Daniel. Direitos humanos: perspectivas, mediações, práticas comunicativas–uma apresentação. Trabalhos Em Linguística Aplicada, v. 57, n. 2, p. 601-615, 2018.