Aula 1 – “Mangakás do grupo CLAMP e suas obras no Brasil”

Contextualização sobre as artistas que compõem o grupo CLAMP e sobre suas obras. Explanação sobre sua relevância e destaque no cenário dos quadrinhos japoneses, além de uma apresentação e discussão sobre seus títulos publicados no Brasil.

Aula 2 – “Especificidades criativas: enredo, personagens, influências, abordagens temáticas e universos em conexão”

Exposição sobre os aspectos criativos que distinguem as artistas do CLAMP de outros mangakás dentro do contexto artístico e editorial japonês. Reflexões a respeito do crossover (ou fusão de universos) presente nas histórias produzidas pelo grupo, trazendo Tsubasa: RESERVoir CHRoNiCLE e xxxHOLiC como exemplos e ponto de partida para o debate. Exposição sobre os diversos temas empregados no desenvolvimento dos mangás do grupo, que podem se complementar ou estabelecer uma relação de oposição dependendo da história.

Referências bibliográficas

Mangás que serão discutidos
CLAMP. Card Captor Sakura. São Paulo: Editora JBC, 2012.
______. Chobits. São Paulo: Editora JBC, 2015.
______. Gate 7. São Paulo: NewPop Editora, 2012.
______. Guerreiras Mágicas de Rayearth. São Paulo: Editora JBC, 2013.
______. Kobato. São Paulo: Editora JBC, 2011.
______. Miyuki-chan no País das Maravilhas. São Paulo: Editora JBC, 2010.
______. RG Veda. São Paulo: Editora JBC, 2012.
______. Shunkaden: A nova lenda de Chun Hyang. São Paulo: NewPop Editora, 2012.
______. Tsubasa: RESERVoir CHRoNiCLE. São Paulo: Editora JBC, 2006.
______. Wish. São Paulo: Editora JBC, 2016.
______. xxxHOLiC. São Paulo: Editora JBC, 2006.

Obras consultadas

BARBIERI, Daniele. A Linguagem dos Quadrinhos. São Paulo: Peirópolis, 2017.

CAGNIN, Antônio Luiz. Os Quadrinhos. São Paulo: Ática, 1975.

COHN, Neil. Comics, Linguistics and Visual Language: The Past and Future of a Field. Disponível em: . Acesso em: 17 de set. 2019.
______. Japanese Visual Language. Disponível em: . Acesso em: 17 de set. 2019.
EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

FARIA, Mônica. Comunicação Pós Moderna nas Imagens do Mangá. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social), Famicos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2007.
FUJINO, Yoko. Narração e ruptura no texto visual do Shojo-Manga: estudo das histórias em quadrinhos para público adolescente feminino japonês. Dissertação de Mestrado. Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo: 1997.
GRAVETT, Paul. Mangá: Como o Japão Reinventou os Quadrinhos. São Paulo: Conrad, 2006.
LOPES, João Henrique. Elementos do Estilo Mangá. Belém: Edição do Autor, 2010.
LUYTEN, Sonia. Mangá: O Poder dos Quadrinhos Japoneses. São Paulo: Hedra, 2011.
______. História em Quadrinhos: Leitura Crítica. São Paulo: Paulinas, 1984.
MOLINÉ, Alfons. O Grande Livro dos Mangás. São Paulo: JBC, 2004.
OI, Sheila Kiemi. Shôjo Mangá: de Genji Monogatari a Miou Takaya. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais), Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em: 08 Out. 2019.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

SATO, Cristiane A. Japop: o poder da cultura pop japonesa. São Paulo: NSP-Hakkosha, 2007.
SCHODT, Frederik. Manga! Manga! The world of Japanese Comics. New York: Kodansha International, 1983.
TOKU, Masami. Shojo Manga Girl Power (Girls Comics from Japan). Chico: Published by Flame Press at California State University, 2005.

YAMAMOTO, L. Elementos visuais no shoujo mangá: expressando sensações, emoções e sentimentos. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2015.