Aula 1 (13/02/2020) – 14:00 às 15:50:

·         Introdução do curso: Mas afinal, quem é e o que escreveu Qorpo-Santo?: dados biográficos e juízos estéticos;

Aula 2 (13/02/2020) – 16:10 às 18:00:

·         Ensiqlopédia ou Seis Mezes de huma Enfermidade: leitura e apreciação dos principais trechos da extensa obra literária de Qorpo-Santo;

Aula 3 (14/02/2020) – 14:00 às 15:50:

·         A cena histórica-cultural brasileira (1851-1878) nas cidades de Porto Alegre e Rio de Janeiro;

·         Leitura das peças Certa Entidade em Busca de Outra e Duas Páginas em Branco e análise a partir de elementos característicos dos gêneros teatrais populares.

Aula 4 (14/02/2020) – 16:00 às 18:00

·         Fechamento do curso: Um bufão, um louco ou gênio?: ressignificando a produção literária de Qorpo-Santo.

Referências bibliográficas:

Fontes primárias:
Correio da Manhã (Rio de Janeiro)
Correio do Povo (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)
Diário do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Diário de Notícias (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)
Echo do Sul (Rio Grande, Rio Grande do Sul)
Estado de São Paulo (São Paulo)
Folha da Tarde (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)
Folha de São Paulo (São Paulo)
Jornal do Brasil (Rio de Janeiro)
Jornal do Commercio (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)
O Mercantil (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)
O Novo Rio-Grandense (Rio Grande, Rio Grande do Sul)
Relatórios dos Presidentes das Províncias Brasileiras: Império – 1830 a 1889 (Rio Grande do Sul)
Sentinela do Sul (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)

Obras de Qorpo-Santo:

QORPO-SANTO, José Joaquim de Campos Leão. As relações naturais e outras comédias. Fixação do texto, prefácio e notas por Guilhermino César. 2 ed. Porto Alegre: Movimento/IEL/UFRGS, 1976. (Teatro Brasileiro, 2).
___________. Miscelânea Quriosa. ESPIRITO SANTO, Denise (org.). Rio de Janeiro: Editora Casa da Palavra, 2003.
___________. Poemas. ESPIRITO SANTO, Denise (org.). Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000.
___________. Teatro completo. Apresentação de Eudinyr Fraga. São Paulo: Iluminuras, 2001.
___________. Ensiqlopédia ou Seis Mezes de huma Enfermidade. Disponível em: www.pucrs.br/biblioteca/qorposanto. Acesso em: 18, jan., 2014.
Fortuna crítica sobre Qorpo-Santo:
AGUIAR, Flávio Wolf. Os homens precários: inovação e convenção na dramaturgia de Qorpo-Santo. Porto Alegre: A Nação/Instituto Estadual do Livro, 1975.
___________________. “Qorpo-Santo”. In: FARIA, João Roberto (Org). História do Teatro Brasileiro: das origens ao teatro profissional da primeira metade do século XX (volume I). São Paulo: Perspectiva, 2012, p. 250-253.
ASSIS BRASIL, Luiz Antonio. Cães da província. Porto Alegre: L&PM Editores, 2010, 1994. 188
CÉSAR, Guilhermino. Prefácio. In: AGUIAR, Flávio Wolf. Os homens precários: inovação e convenção na dramaturgia de Qorpo-santo. Porto Alegre: A Nação/ Instituto Estadual do Livro, 1975, p. 7-10.
CRISTALDO, Janer (org.). Qorpo Santo de Corpo Inteiro. São Paulo: eBooksBrasil (Fonte digital), 2006.
DIAS, Maria Aparecida Ramos. Qorpo-Santo à luz do trágico em Nietzsche. Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Pedadogia da Arte – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013,76 páginas.
FARIA, João Roberto. “Qorpo-Santo e as formas do cômico”. In. O teatro na estante: estudos sobre dramaturgia brasileira e estrangeira. Cotia (SP): Ateliê, 1998, p. 74-94.
FINAZZI-ÁGRO, Éttore. “Corpo mal-dito considerações à margem da obra de Qorpo-Santo”. Revista Teresa de Literatura Brasileira, São Paulo, n. 15, p. 76-87, 2015.
FISCHER, Luís Augusto. Coruja, Qorpo-Santo e Jacaré. Porto Alegre: L&PM, 2013.
FRAGA, Eudinyr. Qorpo-Santo: surrealismo ou absurdo? São Paulo: Editora Perspectiva, 1988.
________________. “Um corpo que se queria santo”. In: QORPO-SANTO, José Joaquim de Campos Leão. Teatro completo. São Paulo: Iluminuras, 2001, pp. 7-24. FROSCH, Friedrich. “Qorpo-Santo: a canonização de certo Campos Leão ou inadaptação X inépcia”. Revista Terceira Margem, Rio de Janeiro, n. 23, pp. 49-71, 2010. GONÇALVES, Maria Clara. Percorrendo o universo de devaneios, distorções e dualidades: considerações acerca da dramaturgia de Qorpo-Santo. 2011. Dissertação – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis), 2011, 132 páginas.
PIGNATARI, Décio. Contracomunicações. São Paulo: Editora Perspectiva, 1971.

Estudos sobre o Rio Grande do Sul no século XIX:
COLUSSI, Eliane Lucia. A maçonaria gaúcha no século XIX. UPF Editora: Passo Fundo, 2003.
FERREIRA, Athos Damasceno. Imprensa Caricata do Rio Grande do Sul no século XIX. Porto Alegre: Globo, 1962.
______________. Imprensa literária de Porto Alegre no século XIX. Porto Alegre: Editora da URGS, 1975. ______________. Jornais críticos e humorísticos de Porto Alegre no século XIX. Porto Alegre: Globo, 1944.
______________. Palco, salão e picadeiro em Porto Alegre no século XIX. Porto Alegre: Globo, 1956.
______________ et al. O teatro São Pedro na virada cultural do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Departamento de Assuntos Culturais da SEC, 1975.
FISCHER, Antenor. Antologia da literatura dramática do Rio Grande do Sul (século XIX). Porto Alegre : FischerPress, 2015.
GOMES, José Cândido. Chronicas de Porto Alegre. Porto Alegre: Tipografia do Mercantil, 1853.
HESSEL, Lothar. O teatro no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1999.
_______________. O Partenon Literário e sua obra: por Lothar F. Hessel e outros. Porto Alegre: FLAMA, 1976.