Justificativa
A família Romanov, seus últimos membros e a Revolução sempre foram objeto de enorme interesse no mundo Ocidental, gerando, desde os primórdios do cinema, inúmeras adaptações cinematográficas. No mundo contemporâneo, esta simpatia continua a gerar ressonância, inclusive na plataforma paga de filmes por streaming Netflix. O objetivo deste curso será a análise de duas obras transmitidas pelo Netflix: “Os últimos czares” e “O caminho dos tormentos” e os motivos por que a primeira, supostamente histórica, gerou uma onda de críticas enfurecidas por parte dos russos – e qual foi a reação à segunda, produzida na Rússia com base em obra de ficção do renomado escritor soviético pró-governo Aleksêi Tolstói. Além dos dois títulos, outras obras cinematográficas célebres produzidas ao longo do século 20.

A disciplina insere-se em um esforço de fornecer aos alunos um panorama dos pontos de vista divergentes russo-ocidentais da história russa entre finais do século 19 e início do 20, passando por diversos sistemas de governo e econômicos, revoltas e revoluções, no contexto de relevantes questões sociais e políticas de diferentes épocas. Prevê-se, para tanto, também um estudo da historiografia básica do período.

Conteúdo
1. A Rússia e o Ocidente. As relações internacionais russas. A Rússia no cinema ocidental e a relação dos russos com o cinema nacional.
2. “Os últimos czares”. Gafes e acertos. A recepção russa e a crítica ocidental. Rasputin, Primeira Guerra Mundial, a família Romanov, a coroação e o domingo sangrento.
3. “O caminho dos tormentos” e o imaginário russo da revolução. História e historiografia da revolução. A posição da mulher na Rússia revolucionária.

FIGES, Orlando. Uma história cultural da Rússia. Rio de Janeiro: Record, 2017.
GOLDMAN, Wendy. Mulher, Estado e Revolução. São Paulo: Boitempo, 2014.
PERMIAKOV, E.V. Kazan, Moskva, Peterburg: Rossiiskaia imperia vzgliadom iz raznikh uglov. Moscou: O.G.I., 1997.
SMITH, Douglas. Raspútin. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
SCHNAIDERMAN, Boris. Os escombros e o mito. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SCHNEIDER, Graziela (org.). A revolução das mulheres. São Paulo: Boitempo, 2002.
TOLSTÓI, Alexei. O caminho dos tormentos (vol. 1-3). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.
TCHERNICHEVSKI, Nikolai. O que fazer? Curitiba: Prismas, 2015.
TSYGANKOV, Andrei. Russia and the West from Alexander to Putin: Honor in International Relations. New York: Cambridge University Press, 2012.
ZEN, Erick. Imigração e Revolução. São Paulo: Edusp, 2010.
ZIGAR, Mikhail. Imperia doljna umeret: Istoria russkikh revoliutsii v litsakh. Moscou: Alpina publisher, 2017.