Programa

Justificativa
O curso busca refletir a dinâmica do desenvolvimento capitalista global contemporâneo, propondo uma abordagem que tem, como ponto de partida, a leitura e o debate de quatro obras cinematográficas de ficção produzidas na segunda década do século XXI. Nosso objetivo é tratar de problemas da Sociologia contemporânea por meio da reflexão sobre temas suscitados pelos filmes. Apesar de retratarem diferentes regiões do mundo e lidarem com um universo complexo de questões, pode-se dizer que, nos filmes selecionados, é possível colocar em evidência, de modo mais ou menos explícito, conceitos como desenvolvimento, crise do capitalismo, transnacionalização da economia, migrações, desigualdades sociais, concentração de renda, acumulação por espoliação e digitalização da vida social, entre outros. 
Embora o curso não proponha a realização de uma crítica imanente das obras ou o esboço de uma teoria sociológica a seu respeito, a exploração das relações entre texto e contexto e análises de ordem estética serão inevitáveis, ainda que não sejam o foco principal da proposta. Pretende-se, dessa forma, exercitar um tipo de análise sociológica que se vale de produtos da cultura contemporânea como ponto de partida, buscando analisar questões relevantes da sociedade contemporânea com o auxílio das chaves interpretativas oferecidas pelas obras cinematográficas. O curso não deixa de ser, portanto, uma tentativa de aproximação entre cinema e análise da sociedade, ainda que seu enfoque não seja o das teorias sobre a Arte ou da Sociologia da Cultura. 
O pressuposto é que o recurso à sensibilidade artística permita sublinhar questões a ser debatidas nas seções expositivas e de discussão, tais como: 1) como enquadrar teoricamente a globalização capitalista contemporânea e sua crise?; 2) quais são seus impactos sociais e como se distribuem geograficamente ou, em outras palavras, de que modo as diferentes sociedades humanas vivem a experiência da globalização capitalista?; 3) como estabelecer relações entre tendências homogeneizantes, por um lado, e fragmentárias, por outro, no trabalho e na vida social decorrentes da transnacionalização da economia e da cultura?; entre outras. Entre as obras selecionadas, foram privilegiadas produções oriundas do Sul Global, o que – espera-se – pode proporcionar uma visão crítica e matizada das feições do desenvolvimento capitalista no século XXI.
 
Programa
O curso está organizado em quatro sessões. Na primeira metade de cada uma delas, será exibido um dos quatro filmes propostos. Na segunda parte, tomará lugar a exposição dos conceitos propostos pelos ministrantes, seguida de debate pelos participantes. Os filmes selecionados tratam de aspectos multifacetados das sociedades capitalistas no século XXI: produzidos em diferentes países, cada um deles destaca uma configuração nacional específica do capitalismo global. Sua abordagem, portanto, deve ser entendida como uma metáfora – ou uma expressão simbólica – dos fenômenos sociais a serem discutidos. 
Para cada sessão, serão indicados textos de leitura obrigatória e bibliografia complementar. As leituras obrigatórias apresentam os conceitos e teorias sociológicas objeto da exposição e debate em sala. Por sua vez, as leituras complementares, em geral, oferecem novas informações e contextualizam a realidade nacional e/ou local retratada em cada filme.
 
1ª sessão – A “acumulação por espoliação” e a incorporação da Rússia ao capitalismo globalizado
Filme: Leviatã – Diretor: Andrey Zvyagintsev, Rússia (2014). 
Leitura obrigatória
HARVEY, David. “A acumulação via espoliação”. In: ______. O novo imperialismo. São Paulo: Edições Loyola, 2014, p. 115-149.
Leitura complementar
BUDRAITSKIS, Ilya. Rússia: conservadorismo como instrumento do neoliberalismo. Disponível em: https://movimentorevista.com.br/2017/11/contradicoes-russia-conservador…
 
2ª sessão – Transnacionalização, digitalização e desigualdade: o proletariado global de serviços
Filme: Parasita – Diretor: Bong Joon-ho, Coréia do Sul (2019).
Leitura obrigatória
ANTUNES, Ricardo. “A explosão do novo proletariado de serviços”. In: ______. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018, p. 25 – 65.
Leitura complementar
TOUSSAINT, Éric. Desvendando o milagre da Coreia do Sul. Disponível em: https://movimentorevista.com.br/2017/09/coreia-do-sul-milagre-coreia-do…
 
3ª sessão – Migrações globais, “populações supérfluas” e fascismo do século XXI
Filme: Cafarnaum – Diretora: Nadine Labaki, Líbano (2018). 
Leitura obrigatória
ROBINSON, William I. “Policing Global Capitalism”. In: ______. Global Capitalism and the Crisis of Humanity. New York: Cambridge University Press, 2014. p. 158 – 214.
Leitura alternativa 
GRAHAM, Stephen. “O novo urbanismo militar”. In: ______. Cidades sitiadas: o novo urbanismo militar. São Paulo: Boitempo, 2017. 
 
4ª sessão  – O “Brasil global” do século XXI: velhas e novas contradições
Filme: O som ao redor – Diretor: Kleber Mendonça Filho, Brasil (2012).
Leitura obrigatória
SOUZA, Pedro. “Uma história política da desigualdade no Brasil”. In: ______. A desigualdade vista do topo: a concentração de renda entre os ricos no Brasil, 1926-2013. Tese de doutorado apresentada ao departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Brasília: UNB, 2016, p. 270 – 322.
Leitura complementar
ROBINSON, William I. “Davos Man Comes to the Third World: The Transnational State and the BRICS”. In: ______. Into the Tempest: Essays on the New Global Capitalism. Chicago: Haymarket Books, 2018, p. 163 – 182.
 
Leituras de apoio (complementares) para as quatro sessões
ROBINSON, William I. Una teoría sobre el capitalismo global: producción, classe y Estado en un mundo transnacional. México: Siglo XXI Editores, 2013. Capítulo 1 – La globalización como cambio de época en el capitalismo mundial (pp. 19 – 56); Capítulo 2 – Formación de clase global y surgimiento de una clase capitalista transnacional (p. 57 – 118).
SORLIN, Pierre. Sociologia del cine. México: Fondo de cultura, 1994.