Faces da cidade na obra de Lima Barreto

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Não haverá lista de espera para esta edição dos Cursos de Inverno da FFLCH

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Interessados em geral.

O curso tem o objetivo de abordar a presença da cidade do Rio de Janeiro na obra de Lima Barreto, onde o escritor morou toda a sua vida, sobre a qual ele tematizou, sob diversas perspectivas, em parte significativa de sua produção. Interessa particularmente focalizar quatro vieses temáticos: "espaço urbano e opressão", no qual será enfatizada a obra Recordações o escrivão Isaías Caminha, primeira publicação do autor, que discute, entre outros aspectos, a discriminação social do negro e a cidade como lugar que intensifica a condição à margem do negro e do pobre na sociedade; "paisagens urbanas e identificação íntima", em que serão demonstrados excertos de contos e romances nos quais há momentos de identificação entre personagem ou narrador, tanto positiva como negativamente, com a ambiência urbana, como registrado em Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá; "espaço público privatizado", no qual se evidenciará o ponto de vista crítico de Barreto direcionado a discutir a tendência do poder governamental de tornar determinados lugares da cidade restritos à circulação das esferas economicamente elevadas, a exemplo das crônicas "Bota-abaixo" e "Variações..."; "o subúrbio como centro do mundo", ressaltará como o escritor carioca depreende aspectos e peculiaridades dos contextos físico, social e humano da cartografia suburbana do Rio de Janeiro, como pode ser verificado na obra Clara dos Anjos.

Máximo: 30

Mínimo: 10.

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Aparecida de Fatima Bueno, da FFLCH

Clara Avila Ornellas

Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
28/07/2020 a 06/08/2020
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados.

Terça-feira, 14:00 às 16:00

Quarta-feira, 14:00 às 16:00

► Matrícula On-line http://sce.fflch.usp.br/matricula-para-os-cursos-de-inverno-line-da-fflch

Atenção:

• A matrícula é realizada pela parte "Pública" do sistema. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de matrícula indicada.
  • Após a confirmação de matrícula pelo sistema, não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos adicionais.
  • As vagas são limitadas.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema.
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
  • Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas. Não tire a oportunidade de outro interessado.
  • Após a matrícula, os ministrantes entrarão em contato por e-mail com os alunos matriculados.