Prisão, punição e neoliberalismo: controle social na era do encarceramento em massa

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Não haverá lista de espera para esta edição dos Cursos de Inverno da FFLCH

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Interessados em geral.

O presente curso tem como objetivo oferecer instrumentos para uma análise sociológica dos mecanismos estatais de punição e de controle social e apresentar aos alunos algumas das principais questões e temas contemporâneos deste campo de estudos. Busca-se apresentar ao aluno como o estudo sociológico da punição possibilita o questionamento do nexo convencionalmente construído entre crime e castigo, discutindo literatura que relaciona os processos de transformações socioeconômicas com câmbios nas formas de se punir os desviantes.

Nosso enfoque será na análise dos contornos atuais dos mecanismos de punição, controle social e violência estatal, com o intuito de realizar uma análise crítica do fenômeno do encarceramento em massa verificado no Brasil e em diversos países do globo, com destaque para as relações entre este fenômeno e a lógica neoliberal. Dentro desse contexto, o curso abordará questões contemporâneas como os câmbios recentes nas políticas criminais, o uso da lógica atuarial pelo sistema de justiça, a militarização dos espaços urbanos e o incremento da repressão policial e as disputas em torno de movimentos sociais com demandas por criminalização.

Máximo: 50

Mínimo: 10.

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Prof. Dr. Laurindo Dias Minhoto, da FFLCH

Alexandre Nogueira Martins

Carolina Soares Nunes Pereira

Pedro de Almeida Pires Camargos

Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
27/07/2020 a 07/08/2020.
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados.

Segundas (27/07 e 03/08), quartas (29/07 e 05/08) e sextas (31/07 e 07/08)

Horário das 18h00 às 20h30.