Música popular catalã (on-line)

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

VAGAS ESGOTADAS: Lista de espera

Público Alvo

Interessados em geral.

Curso destinado à fornecer os estudantes um panorama geral da música catalã popular (tanto tradicional como contemporânea) enquanto manifestação social que permite se aproximar da história e da cultura de todos os territórios de fala catalã. Entendendo música como um dos pilares da construção cultural de cada povo, serão trabalhados diferentes movimentos musicais importantes para entender o que é hoje a cultura e o panorama musical catalão. A carga horária é de 12h, divididas entre as aulas online (duas aulas por semana, de uma hora cada uma) pela plataforma Jisti.Meet (4h no total) e 8h de visualização de vídeo e reprodução de música individual. Nas aulas presentarão-se os conteúdos teóricos, deixando para o trabalho individual de cada aluno a visualização de videos e reprodução das músicas apresentadas nas aulas.

1. Introducció a la música catalana
1.1 Música religiosa: manifestacions culturals
1.2 Els romanços: cròniques de tragèdies
2. Música al Principat de Catalunya
2.1 Música tradicional
2.2 La Nova Cançó
2.3 Rumba Catalana
2.4 Canet Rock i l’Ona Laietana
3. Música al País Valencià
3. 1 Música tradicional
3.2 Entre la tradició i la modernitat
3.3 Música compromesa
3.4 Rap i electrònica
4. Música a les Illes Balears
4.1 Música tradicional
4.2 El despertar de les arrels
4.3 Aportacions al Rock Català
4.4 Jazz, poesia i altres hibridacions

ALBET, Montserrat (1991), Mil anys de música catalana. Barcelona: Plaza & Janés
AVIÑOA, Xosé (2001), Història de la música catalana, valenciana i balear. Barcelona: Edicions Península 62
DE CASTRO, Javier (ed.) (2010), Ens calen cançons d’ara. Retrospectiva sobre la Nova Cançó a 50 anys vista. Lleida: Edicions i Publicacions de la UdL
GÁMEZ, Carles (2009), Al vent. Crònica d’una nova cançó. València: Publicacions de la Universitat de València
IBORRA, Josep (et al.) (2012), Joan Fuster i la música. València: Publicacions de la Universitat de València
RODRÍGUEZ, Oriol (2018), Tocats de l’ala: història oral del rock català. Barcelona: Contra
TORRENT, Vicent (1990), La música popular. València: Edicions Alfons el Magnànim
UENO, Kazuko (2004), Veus per existir: Catalunya, País Basc i Còrsega. Valls: Cossetània Edicions
VALLS GORINA, Manuel (1960), La música catalana contemporània. Barcelona: Editorial Selecta

Máximo: 45.

Mínimo: 05.

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Valéria Condé, da FFLCH

Profa. Jessica Ferrer Escandell

Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
13/10/2020 a 24/10/2020.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Terça-feira 15:00 às 16:00
Quinta-feira 15:00 às 16:00

06/10/2020 (09:00) a 10/10/2020 (23:59).

► Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)

Atenção:

• A matrícula é realizada pela parte "Pública" do sistema. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de matrícula indicada.
  • Após a confirmação de matrícula pelo sistema, não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos adicionais.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema.
  • Após a matrícula, os ministrantes entrarão em contato por e-mail com os alunos matriculados.