O que é um olhar? - considerações à partir da filosofia e da psicanálise

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

​​​​​​​VAGAS ESGOTADAS: Lista de espera

Interessados em geral.

Este curso de difusão tem como objetivo oferecer uma introdução à problemática do olhar, à partir da fenomenologia e da psicanálise. Movimento dos olhos em uma certa direção que se distingue da simples visão, o olhar é tradicionalmente associado à luz e ao conhecimento, por um lado, e ao belo e ao desejo, por outro. Essa dupla perspectiva será nossa porta de entrada para uma leitura da questão do olhar em suas relações com questões filosóficas centrais, como a intersubjetividade, a relação entre fenômeno e realidade, ou ainda a disjunção entre conhecimento e desejo. Além disso, trata-se de propor uma articulação entre filosofia e clínica psicanalítica, principalmente à partir das questões da vergonha e do trauma.

Máximo: 80.

Mínimo: 10.

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Prof. Dr. Vladimir Pinheiro Safatle, da FFLCH

Profa. Paula Cristina Galhardo Cepil

Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
02/10/2020 a 30/10/2020.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Sexta-feira 10:00 às 12:00

29/09/2020 (09:00) a 30/09/2020 (23:59).

► Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)

Atenção:

• A matrícula é realizada pela parte "Pública" do sistema. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de matrícula indicada.
  • Após a confirmação de matrícula pelo sistema, não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos adicionais.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema.
  • Após a matrícula, os ministrantes entrarão em contato por e-mail com os alunos matriculados.