Criança e linguagem: diálogos contemporâneos

O ciclo de palestras “Criança e linguagem: diálogos contemporâneos”, visa a trazer importantes nomes para abordar diferentes experiências de diálogos entre obras produzidas em diferentes suportes, e que estabelecem importantes interações com os jovens leitores contemporâneos. Fomentar um fórum de debates sobre tais produções nos permita ampliar o conhecimento a respeito da formação do olhar dos jovens “leitores-espectadores” e de como a interação entre as artes, mídias e meios pode fornecer importante material para uma reflexão mais aprofundada sobre a cultura e a sociedade de nossa época.

O Grupo de Estudos Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens (GEPLCCJ) apresenta o ciclo de palestras “Criança e linguagem: diálogos contemporâneos”, trazendo importantes nomes para conversar sobre diferentes experiências de diálogos entre obras produzidas em diferentes suportes, e que estabelecem importantes interações com os jovens leitores contemporâneos. Fomentar um fórum de debates sobre tais produções nos permite ampliar o conhecimento a respeito da formação do olhar dos jovens “leitores-espectadores” e de como a interação entre as artes, mídias e meios pode fornecer importante material para um reflexão mais aprofundada sobre a cultura e a sociedade de nossa época.

Assim, o ciclo de palestras contará com nomes como o  Prof. Dr.José Luís Cabaço, da Universidade Técnica de Moçambique, que comentará o documentário Salani, cuja temática é a prostituição infantil em Moçambique, tema esse apresentado numa linguagem híbrida, mesclando filme e animação, numa mistura entre realidade e devaneios imaginativos de crianças nesse limiar da realidade e de época de vida. Já a participação de Francisco Marcos Dias oferece, por meio de imagens e testemunho,  algumas experiências de projetos realizados com crianças em Angola. A palestra do Prof. Dr. Sérgio Guimarães, da Universidade do Minho versará sobre alguns aspectos relacionados à adaptação de obras literárias para o cinema. O filme de animação “Rio”, de Carlos Saldanha, é o tema da palestra da professora Fabiana B. Chiarelli da Universidade de São Paulo, que destacará elementos ideológicos e estéticos dessa forma de produção. Mesa redonda com os Profs Maria dos Prazeres Mendes  e Jose Nicolau Gregorin Filho apresentará como foco a constituição do herói no universo da referida animação.

27/05 – 17 h – Relato  de experiência: Um olhar sobre Angola.

27/05 – 19h - Palestra: Literatura e cinema

03/06 – 14 h - Rio

máximo: 40 alunos.

• Matrícula:
27/05 - Relato de experiência:Um olhar sobre Angola e Palestra: Literatura e cinema: ON-LINE, a partir de 12.05.2011, enquanto houver vaga.
03/06 - Rio: ON-LINE, a partir de 12.05.2011, enquanto houver vaga.