INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES
Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:
DADOS DO CURSO
Interessados em geral.
O amor é dos temas que mais intrigam o ser humano. A quantidade de obras de arte, estudos, livros, comentários, buscas na internet não nos deixa mentir: trata-se mesmo de um assunto sobre o qual, frequentemente, nos pegamos pensando. Não poderia ser diferente com os filósofos, pessoas que se puseram a pensar o mais fundo possível a vida humana.
Martin Heidegger (1889-1976) é, por muitos, considerado o maior filósofo alemão do século XX. Sua vastíssima obra ora encanta, ora assusta, ora conforta. Chamou-nos a atenção, contudo, o fato de que, nos mais de cem volumes da obra completa do alemão, apenas umas cinco páginas (somando os fragmentos) foram dedicadas explicitamente ao amor. Será mesmo que Heidegger não falou desse assunto que, ao menos desde Banquete de Platão, é amplamente debatido por todos os filósofos? Seria possível que alguém que tanto pensou a existência humana tenha se dedicado tão pouco a escrever sobre o amor? Prosperaria, então, a crítica de Jaspers e Binswanger, por exemplo, de que a filosofia de Heidegger é "sem amor"? Este curso pretenderá demonstrar como que, apesar de haver poucos e curtos trechos de Heidegger dedicados explicitamente ao amor, o alemão nos ofereceu um pensamento fabuloso acerca deste que é o maior dos sentimentos humanos. Agamben, em artigo dedicado ao tema, afirmou que, na verdade, o amor perpassa toda a argumentação de Ser e Tempo, a principal obra de Heidegger. Dax Moraes, professor da UFRN, vai além e afirma que o amor está presente em toda a obra de Heidegger.
Com base nos mais variados escritos do filósofo e nos comentadores, tentaremos juntos sistematizar e compreender o que Heidegger nos legou acerca do amor. Para isso, será preciso, antes, que entremos no pensamento de Heidegger como um todo, explorando alguns daqueles que considero os conceitos-chave para a compreensão dos excertos que tratam de nosso tema.
Assim, o curso será dividido em três aulas de duas horas cada, em que trataremos dos seguintes conceitos: fenomenologia, Dasein, ser-no-mundo, liberdade, facticidade, tonalidades afetivas, paixões, cuidado e amor.
Buscaremos, por fim, expor a atual discussão entre os comentadores a respeito do lugar do amor no pensamento heideggeriano.
Máximo: 70.
Mínimo: 05.
Alex Antonio Rosa Costa
PERÍODO(S), HORÁRIO(S) E LOCAL DO CURSO/EVENTO
Segunda-feira | 09:00 às 11:00 |
Quarta-feira | 09:00 às 11:00 |
Sexta-feira | 09:00 às 11:00 |
INVESTIMENTO
Gratuito.
INSCRIÇÕES
► Inscrição On-line pelo Sistema Apolo.
► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.
► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio.
► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.
► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 06/04/2021.
Desistência:
O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)
Atenção:
- A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
- Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
- O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
- Não é por ordem de chegada.
- As vagas são limitadas.
- O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
- Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
- Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
- Não tire a oportunidade de outro interessado!
- Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.
- Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.