Elementos psicanalíticos em obras da Literatura Brasileira (on-line)

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:​​​​​​​

Público Alvo

Interessados em Literatura e suas interfaces, especialmente a dimensão subjetiva. Interessados no diálogo entre Crítica Literária e Psicanálise.

O curso pretende apresentar obras de seis importantes escritores da Literatura Brasileira: Drummond (Boitempo I), Murilo Mendes (A idade do serrote), Graciliano Ramos (São Bernardo e Angústia), Clarice Lispector ("Preciosidade"), Osman Lins (O fiel e a pedra) e Chico Buarque (Leite derramado), para tecer uma discussão acerca das confluências entre Crítica Literária e Psicanálise. Procura-se, desta forma, fornecer alguns referenciais para combater a crença de que se pode "aplicar" a Psicanálise ao objeto estético, e, ao mesmo tempo, mostrar como alguns conceitos do saber psicanalítico podem iluminar aspectos da obra literária, desde que se respeite sua singularidade.

Máximo: 50.

Mínimo: 05.

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Betina Bischof, da FFLCH.

Cleusa Rios Pinheiro Passos

Eliane Fittipaldi Pereira

Marisa Atili Ennes Simons

Mayara de Andrade Calqui

Suely Corvacho

26/08/2021 a 07/10/2021.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Quinta-feira 14:00 às 16:00

03/08/2021 (09:00) a 05/08/2021 (23:59).

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio (sorteado ou não).

► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 06/08/2021​​​​​​​​​​​​​​.

​​​​​​​Desistência:

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)

Atenção:

• A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.​​​​​​​
  • Não é por ordem de chegada.
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
  • Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outro interessado!
  • Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.