Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em ambientes virtuais: desvendando a Plataforma Moodle e o papel do professor e do aluno

Pré-Requisito

• Alunos de Letras: comprovação de matrícula regular no 7º semestre (1º semestre de 2011).
• Pós-graduandos na área de Línguas Estrangeiras: comprovação de matrícula regular no Programa.
• Para os demais: diploma ou atestado de vínculo empregatício em escolas.

O curso propõe-se a (i) discutir e refletir sobre a definição de ambientes virtuais de ensino/aprendizagem; (ii) discutir e refletir sobre a formação, perfil e papel do professor de línguas estrangeiras para atuar em ambientes virtuais de ensino/aprendizagem; (iii) discutir e refletir sobre o perfil do aluno de línguas estrangeiras em ambientes virtuais de ensino/aprendizagem; (iv) discutir e refletir sobre os recursos da Plataforma Moodle utilizados durante o curso; (v) discutir os conceitos de interação, interatividade, mediação e midiatividade a partir das atividades desenvolvidas durante o curso, na Plataforma Moodle.

• O professor de línguas estrangeiras em contexto presencial e em contexto virtual: formação, perfil e papéis.
• O aluno de línguas estrangeiras em contexto presencial e em contexto virtual: perfil e papéis.
• Interação, mediação, interatividade e midiatividade: conceitos centrais.
• Tipos de mediação e interação proporcionados com o uso de recursos da Plataforma Moodle.

Data e Descrição do conteúdo de cada aula

•  03/08
O ensino de línguas estrangeiras hoje: objetivos, demandas e contextos
• 10/08
Ambientes virtuais de ensino/aprendizagem: definição e especificidades
A Plataforma Moodle – apresentação do ambiente e dos recursos disponíveis
• 17/08
O professor de línguas estrangeiras em contexto presencial e virtual: perfil e papeis
• 24/08 O aluno de línguas estrangeiras em contexto presencial e virtual: perfil e papeis
• 31/08 Os conceitos de interação e interatividade em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem de línguas
• Semana de 5/09 a 13/09
Atividade a distância na Plataforma Atividade prática a distância na Plataforma Moodle– interação e interatividade
• 14/09
Mediação pedagógica síncrona e assíncrona: definição de conceitos e tipos de mediação
Os recursos da Plataforma Moodle para realização da mediação pedagógica síncrona e assíncrona
• Semana de 21/09 a 27/09
Atividade a distância na Plataforma
Atividade prática a distância na Plataforma Moodle – fórum de discussão e chat
• 28/09
Elaboração de uma sequencia didática com uso dos recursos da Plataforma Moodle: objetivos, desenvolvimento e avaliação
• 05/10
Avaliação final

• máximo: 25 alunos
• mínimo: 10 alunos

Apresentar
• Para os demais: diploma ou atestado de vínculo empregatício em escolas.

► Matrícula On-Line , das 9:00 às 16:30
                  1ª etapa: efetuar a matrícula ON-LINE (Sistema Apolo)
                  2ª etapa: encaminhar o documento comprobatório até o dia 25.07.11. Após essa data, quem não enviar o comprovante terá a matrícula cancelada.
                  (O documento pode ser entregue na Secretaria (SCE) ou através do link disponível na data estipulada).

Matrícula Presencial
Veja  ao lado Procedimentos Matrícula Presencial.