AULA 1 - A história da música de concerto em São Paulo e no Rio de Janeiro
Os ciclos de institucionalização: dos “os vôos da galinha” à universidade.
Compositores: origens sociais e trajetórias.
Peças e procedimentos: questões de análise musical em Sociologia.
Bibliografia geral
GUÉRIOS, Paulo Renato. Heitor Villa-Lobos: o caminho sinuoso da predestinação.
Curitiba: Edição do autor, 2009.
KATER, Carlos. Música Viva e H.-J. Koellreutter. Movimentos em direção à
modernidade. São Paulo: Atraves/Musa, 2001.
SILVA, Flávio. Camargo Guarnieri, o tempo e a música. Rio de Janeiro/São Paulo:
Funarte/Imprensa Oficial, 2001.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
Bibliografia complementar
AZEVEDO, Luiz Heitor C. de. 150 anos de música no Brasil: 1800-1950. Rio de
Janeiro: José Olympio, 1956
NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. Rio de Janeiro: Contracapa,
2008.
AULA 2 - Travessias: possíveis leituras sociológicas sobre o cancioneiro de
Milton Nascimento nas décadas de 1960 e 1970
- A Era dos Festivais, as gravadoras norte-americanas e as possibilidades para
propagação mediática
- Milagre dos Peixes – produção musical nos Anos de Chumbo
- Regionalismos na canção: capilaridades da produção miltoniana e negociação com os
pares
Bibliografia geral
AMARAL, Chico. 2018. A música de Milton Nascimento. Belo Horizonte: Editora
UFMG.
DUARTE, Maria Dolores Pires do Rio. 2009. Travessia – A vida de Milton
Nascimento. Rio de
Janeiro: Record.
Bibliografia complementar
DIAS, Marcia Tosta. 2008. Os donos da voz – Indústria fonográfica brasileira e
mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo.
ELIAS, Norbert. 1991. Mozart – Sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar.
ORTIZ, Renato. 1988. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense.
AULA 3 – Música experimental contemporânea no Brasil: ruído, improvisação e
arte sonora
A experiência dos Seminários Livres de Música da Universidade Federal da Bahia
A música experimental contemporânea: criação de instrumentos; encontros de
improvisação livre; e o ruído como elemento expressivo.
Diálogos possíveis entre a música e a arte contemporânea: práticas e conceitos.
Bibliografia geral
CAMPESATO, Lílian. “Dialética do ruído”. XX Congresso da Associação Nacional de
Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Florianópolis, 2010.
DEL NUNZIO, Mario Ossent. Práticas colaborativas em música experimental no Brasil
entre 2000 e 2016.
IAZZETTA, Fernando. “Técnica como meio, processo como fim”. In: Maria Alice Volpato
(org.). Teoria, crítica e música na atualidade. Série Simpósio Internacional de
Musicologia da UFRJ, Rio de Janeiro, 2012.
______. “Sounds from Elsewhere: Episodes for a History of Brazilian Sound Art”. In:
Ruy Chaves; Fernando Iazzetta (orgs.). Making it Heard: A History of Brazilian Sound
Art. New York: Bloomsbury, 2019.
McNALLY, James. São Paulo Underground: Creativity, Collaboration, and Cultural
Production in a Multi-Stylistic Experimental Music Scene. A dissertation submitted in
partial fulfillment of the requirements for the degree of Doctor of Philosophy (Music:
Musicology) in the University of Michigan. 2019.
Bibliografia complementar
ATTALI, J. Bruits. Essai sur l’économie politique de la musique. Paris: Fayard / PUF,
2001.
CACCURI, Vivian. O que faço é música. Rio de Janeiro: 7 letras, 2013.
HEINICH, Nathalie. Práticas da arte contemporânea: uma abordagem pragmática a um
novo paradigma artístico. Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro, V.02.02: 373-390,
Outubro, 2014.
SIQUEIRA, Maria Fantinado Géo. Que música é essa? Reflexões sobre o trabalho de
campo com grupos experimentais. Verso e Reverso, vol. XXVII, n. 66, setembro-
dezembro 2013.
AULA 4 - O início do rap em São Paulo e as estruturas da indústria fonográfica
nos anos 90
O que é ser "independente"? Uma visão das gravadoras e selos de rock e de rap
O "sub-campo" do rap em São Paulo: concursos nos bailes black, shows precários e a
preponderância dos Racionais MC's e do Sampa Crew
O rap dos anos 90 visto pelo jornalismo cultural
Bibliografia geral
APPELROUTH, Scott; KELLY, Crystal - Rap, Race and the (Re)production of
boundaries. Sociological Perspectives Vol. 56, No. 3 (Fall 2013), pp. 301-326 (26
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HERSCHMANN, Micael. O funk e o hip-hop invadem a cena. 2 ed. Rio de Janeiro,
Editora UFRJ, 2005.
HERTZMAN, Marc A. Making Samba: A New History of Race and Music in Brazil.
Duke University Press. 2013
MACEDO, Márcio.Hip-Hop SP: Transformações entre uma cultura de rua, negra e
periférica. In: Pluralidade Urbana em São Paulo: vulnerabilidade, marginalidade,
ativismos. KOWARICK, L.; FRUGOLI JR, H.. (Orgs.). 1ed. São Paulo, Ed. 34. 2016, v.
, p. 23-53.
Bibliografia complementar
ALEXANDRE, Ricardo. Cheguei bem a tempo de ver o palco desabar: 50 causos e
memórias do rock brasileiro. São Paulo, Arquipélago. 2013
DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz – Indústria fonográfica brasileira e
mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo. 2008.
FORMAN, Murray; NEAL, Mark Anthony (orgs.). That's the Joint!: The Hip-Hop
Studies Reader. Routledge, 2011
MICELI, Sergio. O papel político dos meios de comunicação de massa. In Brasil: o
trânsito da memória (orgs. Saúlo Sosnowski e Jorge Schwartz). São Paulo, Edusp,
1994.
AULA 5 - Os caminhos da música caipira na fonografia brasileira
Música caipira vira música sertaneja nos anos 60
Agronegócio e migração
Desprezo e admiração pelo caipira na música brasileira
Revalorização simbólica da música caipira no final do século
Bibliografia geral
ALONSO, Gustavo. Cowboys do Asfalto: música sertaneja e modernização brasileira.
1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
VILELA, Ivan. Cantando a própria história: música caipira e enraizamento. São
Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
SANTOS, Diego Tavares dos. O coração do Brasil: formação social da música
caipira e da música sertaneja no seio da modernidade brasileira (1930-1980). São
Paulo, 2019. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.
SANT’ANNA, Romildo. A moda é viola: ensaio do cantar caipira. 2ª ed. revis. e ampl.
São Paulo: Arte & Ciência, 2009.
Bibliografia geral
ALEXANDRE, Ricardo. Cheguei bem a tempo de ver o palco desabar: 50 causos e
memórias do rock brasileiro. São Paulo, Arquipélago. 2013
ANDRADE, Elaine Nunes (org.). Rap e educação, rap é educação. São Paulo,
Summus, 1999.
DIAS, Marcia Tosta. 2008. Os donos da voz – Indústria fonográfica brasileira e
mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo.
ELIAS, Norbert. 1991. Mozart – Sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar.
MICELI, Sergio. O papel político dos meios de comunicação de massa. In Brasil: o
trânsito da memória (orgs. Saúlo Sosnowski e Jorge Schwartz). São Paulo, Edusp,
1994.
MICELI, Sergio. A Noite da Madrinha. São Paulo: Companhia das Letras, 2005a.
MICELI, Sergio - No ar em Belíndia – A indústria cultural hoje. In: A Noite da
Madrinha. São Paulo: Companhia das Letras, 2005b.
MIDANI, André. Do Vinil ao Download. São Paulo: Casa dos Livros, 2015.
ORTIZ, Renato. 1988. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense.