I Simpósio Internacional Língua, Discurso e Contexto

O objetivo é debater e aprofundar as pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos do Discurso (GEDUSP), abrindo essas discussões ao público interessado nas pesquisas sobre o discurso.

A prática da escritura de si originou nos últimos anos, no panorama europeu, experiências muito particulares que têm em comum a reunião de material autobiográfico. Dentre elas: o Archivio Diaristico Nazionale de Pieve Santo Stefano, o centro de Emmendingen, nascido num pequeno município da Alemanha meridional, o centro espanhol de La Roca Del Vallés, a Academia para a Autobiografia finlandesa, a Association pour l’Autobiographie et le Patrimonie Autobiographique (A.P.A.) de Philippe Lejeune e a Libera Università dell’Autobiografia de Anghiari.
Esta última nasceu em 1998 num pequeno município da Toscana e se tornou uma referência para quem se dedica a práticas autobiográficas. Fundada por Duccio Demetrio, docente de Filosofia da Educação e Teorias e Práticas Autobiográficas da Università degli Studi di Milano-Bicocca, a Libera Università propõe uma série de momentos formativos, cujo objetivo é descobrir o prazer de escrever na primeira pessoa.
Partindo desta premissa, o objetivo do curso é propor uma série de laboratórios de escritura autobiográfica em língua italiana. O curso será destinado exclusivamente a estudantes que possuam uma boa competência escrita e oral em língua italiana e que tenham tempo e vontade de enveredar numa viagem de volta à sua vida passada.
Durante os laboratórios, realizados em quatro encontros de três horas cada um, serão propostos exercícios de escritura, na forma de jogos, cujo objetivo é experimentar o prazer de contar-se, de falar de sua própria história e de falar consigo mesmo.

Bibliografia:
DEMETRIO, D. Il gioco della vita. Milano: Guerini e Associati, 1997.
DEMETRIO, D. La scrittura clinica: consulenza autobiografica e fragilità esistenziali. Milano: Raffaello Cortina Editore, 2008.
www.lua.it

máximo: 100 alunos.

• Matrícula ON-LINE, a partir de 01.08.2011 (9h00), enquanto houver vaga.
Aguarde o link da inscrição na data estipulada.

R$ 20,00.

Detalhes:
• Após matrícula, o pagamento será mediante boleto bancário que será encaminhado via e-mail, no prazo de 72 horas.
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

• Matrícula ON-LINE, a partir de 01.08.2011 (9h00), enquanto houver vaga.
Aguarde o link da inscrição na data estipulada.