Métodos Quantitativos para Ciência Política e RI: curso introdutório (FÉRIAS)

O objetivo é permitir aos pesquisadores e estudantes de pós-graduação e graduação em Ciência Política, Relações Internacionais e áreas afins uma introdução às principais técnicas de análise de regressão (linear e logística).

Módulo 01: Regressão linear (4 períodos, 4 e 5 de julho)
• Regressão linear com um preditor.
• Regressão linear com mais de um preditor.
• Variações do modelo linear e modelos não lineares.
• Introdução à análise de regressão para dados categorizados.

Módulo 2: Regressão logística (3 períodos, 11 e 12 de julho)
• Uso de variável binária como variável dependente na análise de regressão: solução por meio da regressão logística.
• Análise de regressão logística; Interpretação dos coeficientes estimados; Outros problemas de pesquisa que podem ser resolvidos com métodos semelhantes ao de regressão logística (dados ordenados ou logit multinomial).
• Apresentação de exemplo da construção e estimação de um modelo logístico.

Módulo 3: Introdução ao R. (4 períodos, 18 e 19 de julho)
• Introdução, análise descritiva e elaboração de gráficos e tabelas.
• Formulação e testes de hipóteses a partir dos bancos de dados.
• Regressão Linear de uma ou mais variáveis.
• Regressão não linear (modelo logístico e probit) de uma ou mais variáveis.

Referências bibliográficas:
Gujarati, D. Econometria Básica. 4 ª edição. Elsevier, 2006.
Gelman, A. e J. Hill. Data Analysis Using Regression and Multilevel/Hierarchical Models. Cambridge University Press, 2007.
Gujarati, Damodar. (1999). Essentials of Econometrics. Boston : Irwin/McGraw-Hill
Venables, William & Smith, David. (2009). An Introduction to R – Notes on R: A Programming Environment for Data Analysis and Graphics. Network Theory.

• máxima: 30 alunos.
• mínimo: 10 alunos pagantes.

Público Alvo para Sorteio

Comunidade USP e 3ª idade: 1 docente, 1 discente, 1 funcionário e 3 para 3ª idade.

• Matrícula Presencial (Veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial )