Gêneros do Discurso no Ensino de Língua Portuguesa

Atualização
Pré-Requisito

Ser graduado.

Promover a descrição e a análise da composição (construção, tema e estilo) de diferentes gêneros do discurso a partir das práticas docentes e dos materiais didáticos. Analisar e discutir as atividades didáticas propostas no ensino de língua portuguesa, suas possibilidades tendo como base a abordagem teórico-metodológica da teoria /análise dialógica do discurso (M. Bakhtin e seu Círculo). A proposta é elaborar unidades didáticas que considerem o trabalho linguístico-discursivo com gêneros do discurso.

1.Teorias da língua/ linguagem e dos gêneros do discurso: algumas definições
2.Gênero do discurso nas diferentes esferas de circulação: jornalística; publicitária; científica; artística
3.Materiais didáticos: critérios de avaliação e parâmetros de elaboração de unidades didáticas
4.Práticas de produção oral e escrita: uma abordagem enunciativa
5.Práticas de análise linguística em diferentes textos: ensino de gramática numa abordagem linguístico-discursiva

máximo: 30 alunos
mínimo: 10 alunos

Apresentar:
• Declaração da escola que comprove ser professor de português atuante.
• Diploma ou atestado de conclusão do curso de graduação.

► Matrícula On-Line , das 9:00 às 16:30
1ª etapa: efetuar a matrícula ON-LINE (Sistema Apolo)
2ª etapa: encaminhar o documento comprobatório até 3 dias após a Matrícula no Sistema Apolo. Após essa data, quem não enviar o comprovante terá a matrícula cancelada. O documento pode ser entregue na Secretaria (SCE) ou através do link disponível na data estipulada.
ENCAMINHE AQUI O DOCUMENTO COMPROBATÓRIO.

Matrícula Presencial
Veja  ao lado Procedimentos Matrícula Presencial.