Programa

1) Representação cartográfica do relevo: altimetria, perfis topográficos, mapas hipsométricos e modelo digital de terreno
2) Principais dificuldades dos alunos;
3) Atividades práticas em sala: desenho de curvas na mão e cotovelo, blocos de isopor, aquário, traçador, maquete e realidade aumentada
4) Atividades práticas externas: demarcar curvas com nível de pedreiro no terreno e voo com drone (se não chover)
5) Avaliação do potencial dos recursos didáticos para o ensino de CN.

Referências
BARBOZA, J. P. M.; RONDINI, C. A. Tecnologia no ensino de geografia: uma reflexão acerca do uso do aplicativo “landscapAR” no ensino-aprendizagem de curvas de nível. Caminhos de Geografia, v. 22, n. 79, p. 39-55, 2020.
SIMIELLI, M. E. et. al. Maquete do relevo: um recurso didático tridimensional. Boletim Paulista de Geografia, 87, pp. 131-152, São Paulo, 2007.
SIMIELLI, M. E. et. al. Do plano ao tridimensional: a maquete como recurso didático. Boletim Paulista de Geografia, 70: 05-21, São Paulo, 1992.
WIEGAND, P. Learning and teaching with maps. Oxfordshire: Routledge, 2006.