02/02, AULA 1 - Código Hays e a mulher na ficção hollywoodiana dos anos 1950
Censura, caça às bruxas, modernização do trabalho doméstico, questões psiquiátricas e bons modos no American way of life da Guerra Fria
09/02, AULA 2 - A nostalgia dos anos 1950 no cinema de Hollywood nos anos 1980
A era Reagan e a ressaca dos direitos civis: neo-liberalismo, televangelismo, pós-modernidade e a ilusão de um passado mais ameno e feliz
16/02, AULA 3 - Replicantes, algoritmos e a digitalização da mulher na nostalgia futurista distópica dos anos 2010
A ficção científica como base nostálgica: deslocamentos e embaralhamento de tempos, a desmobilização social no olhar adiante por lentes pregressas
23/02, AULA 4 - Versão brasileira: a mulher "recatada e do lar" na ficção televisiva com vínculos religiosos
Da ficção global de época nos anos 1980 à ficção contemporânea com valores e comportamentos de época num Brasil cada vez mais evangélico
BIBLIOGRAFIA:
BEASLEY, Chris, BROOK, Heather. The cultural politics of contemporary Hollywood film: power, culture, and society. Manchester: Manchester University Press, 2019.
BUTLER, Judith P.. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
COWE, Jennifer. Past perfect(ed): future nostalgia and the fight against Trump’s America in Netflix’s Hollywood. European journal of American studies 17-2, Summer 2022. Disponível em: https://journals.openedition.org/ejas/18287. Acesso em: 14 set. 2022.
CREED, Barbara. Return of the monstrous-feminine: feminist New Wave Cinema. Nova York: Routledge, 2022.
DANCYGER, Ken. The technique of film and video editing: history, theory, and practice. Burlington: Focal Press, 2006.
DÁVILA, Ignacio Del Valle; MORETTIN, Eduardo. Cinema e história nas Américas. In: IdeAs [En ligne], 7 | Printemps/Été 2016. Disponível em: http://journals.openedition.org/ideas/3144. Acesso em: 03 ago. 2022.
DOANE, Mary Ann. The afterimage, the index, and the acessibility of the present. In: The emergence of cinematic time. Modernity, Contingency, the Archive. Cambridge: Harvard University Press, 2002, p. 69-107.
DUNN, Charles W.; WOODARD, David. Ideological images for a television age: Ronald Reagan as party leader. In: HILL, Dilys M., MOORE, Raymond A.; WILLIAMS, Phil (edit.). The Reagan Presidency: an incomplete revolution?. Londres: The MacMillan Press, 1990, p. 115-131.
FALUDI, Susan. Backlash: the underclared war against American women. Nova York: Three Rivers Press, 2006.
FERNANDES, Luiz Estevam; KARNAL, Leandro; MORAIS, Marcus Vinícius de; PURDY, Sean. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007.
HADDEN, Jeffrey K.. The rise and fall of American televangelism. In: The Annals of the American Academy of Political and Social Science, Vol. 527, Religion in the Nineties (May, 1993), pp. 113-130. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1048680. Acesso em: 14 set. 2022.
HALBERSTAM, David. The fifties. Nova York: Villard Books, 1993.
HUTCHEON, Linda, VÁLDES, Mario J.. Irony, nostalgia, and the postmodern: a dialogue. In: Poligrafías. Revista de Literatura Comparada, n. 3, 2000, p. 18-41.
KORNIS, Mônica Almeida. Uma memória da história nacional recente: as minisséries da Rede Globo. Disponível em:
http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/1261325703698131227166816141114…. Acesso em: 22 nov. 2023.
KOZIOL, Mary; TONE, Andrea. (F)ailing women in psychiatry: lessons from a painful past. In: Canadian Medical Association Journal, v.190(20); 22 mai. 2018. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5962395/. Acesso em: 14 set. 2022.
MACMANUS, Matthew. The rise of post-modern conservatism: neoliberalism, post-modern culture, and reactionary politics. Londres: Palgrave MacMillan, 2020.
MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge: MIT Press, 2001.
MORETTIN, Eduardo Victorio. Cinema as a historial source in the Works Marc Ferro. In: História: Questões & Debates, n. 38, p. 11-42. Curitiba: Editora UFPR, 2003.
MULVEY, Laura. Feminist film theory, history, and film studies. In: CALLAHAN, Vicki (edit.). Reclaiming the archive: feminism and lm history. Detroit: Wayne State University Press, 2010.
NÉIA, Lucas Martins. Como a ficção televisiva moldou um país: uma história cultural da telenovela brasileira (1963 a 2020). Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em:
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-25092023-103535…. Acesso em: 22 nov. 2023.
PERROT, Michelle. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
SCOLA, Jorge. La dramaturgia bíblico-televisiva en TV Record: significados y mediaciones basados en la producción del mensaje. Ciencias Sociales y Religión, Campinas, SP, v. 19, n. 27, p. 47–71, 2017. DOI: 10.20396/csr.v19i27.12496. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csr/article/view/8669763. Acesso em: 22 nov. 2023.
WARE, Susan. American women's history: a very short introduction. Nova York: Oxford University Press.
|