Aula 1 – A persona e as noções de máscara em Clarice Lispector
Aula 2 – Os processos de (des)mascaramento como elementos do enredo clariciano
Aula 3 – A máscara da ficção clariciana: estrutura e linguagem
Referência bibliográfica:
ARÊAS, Vilma. Clarice Lispector com a ponta dos dedos. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
BIRMAN, Joel. Mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. 6 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DUARTE, Edson Costa. Clarice Lispector: máscara nua. 1996. 121f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 1996.
GUÉRIN, Charles. “Introduction”. In:______. PERSONA - L’élaboration d’une notion rhétorique au Ier siècle AV. J. –C.. V. I. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 2009. p. 5-31.
HOMEM, Maria Lucia. No limiar do silêncio e da letra: traços da autoria em Clarice Lispector. São Paulo: Boitempo: Edusp, 2012.
LISPECTOR, Clarice. Todos os contos. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.
_______ . Todas as crônicas. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.
NUNES, Benedito. O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Ática, 1989.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Trad. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. “A criação do texto literário”. In:______. Flores da escrivaninha: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. cap. 8. p. 100-110.
PRADO JR., Plínio W.. “O impronunciável: notas sobre um fracasso sublime”. Remate de males, Campinas, n. 9, p. 21-29, 1989.
ROSENFELD, Anatol. “A essência do teatro” e “Da criação do ator”. In: ______. Prismas do teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000. p. 21-34.
______. Texto/Contexto I. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
SOUSA, Carlos Mendes de. Clarice Lispector: figuras da escrita. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2012.
WALDMAN, Berta. Clarice Lispector: a paixão segundo C.L.. 2. ed. São Paulo: Editora Escuta, 1992.