O romance de formação em Norte e Sul, A Ilha de Arturo e Harry Potter

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Interessados em geral.

Este curso pretende apresentar um panorama acerca do conceito de Bildungsroman através de romances diversos tanto historicamente quanto espacialmente, uma vez que tal conceito se tornou, ao longo da história do romance, uma pedra angular para muitas narrativas ocidentais. Os romances Norte e Sul (1854-55), A Ilha de Arturo (1957) e Harry Potter e a Ordem da Fênix (2003), este último também relacionado com os outros volumes da série, serão investigados sob este grande signo ao mesmo tempo em que serão levadas em consideração as particularidades contextuais de cada produção literária. Para isso, faremos uso de um referencial teórico comum - tais como os escritos de Marcus V. Mazzari, Patricia Maas, Franco Moretti e Georg Lukács - a fim de enriquecer os caminhos interpretativos, principalmente no que diz respeito ao conceito de "romance de formação". Iremos, portanto, explorar o modo como a formação dos indivíduos se desenvolve em suas respectivas narrativas e de que maneira as contradições socio-históricas se manifestam esteticamente nas obras.

O curso será ministrado na modalidade online através da plataforma Google Meet.

Máximo: 70.

Mínimo: 10.

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Adriana Iozzi Klein, da FFLCH.

Amanda Domiciano da Silveira, Marina Alves da Silva Scarabelli e Rafaella Gobbo Reis da Silva

Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
19/02/2024 a 28/02/2024
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail pelo ministrante.
Segunda-feira 19:00 às 21:00
Quarta-feira 19:00 às 21:00

05/02/2024 (09:00) a 06/02/2024 (23:59).

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► O resultado do sorteio será informado automaticamente pelo sistema.

► Quem for sorteado estará diretamente matriculado, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 07/02/2024.

Desistências deverão ser comunicadas à Secretaria pelo agenda@usp.br

Atenção:

• A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, estudante da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada.
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
  • Recomendamos que não se faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outra pessoa interessada!
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.