Programa

Aula 1 (29/01): Definições e breve histórico dos conceitos de metáfora e ritmo em poesia. Aportes modernos e contemporâneos a respeito do ritmo e da metáfora. Discussão de excertos teóricos e poéticos selecionados.

Aula 2 (30/01): Leitura, análise e discussão de trechos selecionados de poemas de Emily Dickinson, Baudelaire, Mallarmé, Cruz e Sousa, Maiakóvski, T.S. Eliot, García Lorca, Murilo Mendes, Ungaretti, Cecília Meireles, Drummond, Idea Vilariño.

Referências:

ARISTÓTELES. Poética. Tr. Ana Maria Valente. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
ALONSO, Amado. Materia y forma en poesía. Madrid: Gredos, 1960.
BENVENISTE, Émile. A noção de ‘ritmo’ na sua expressão linguística. In: Problemas de linguística geral. Tr. Maria da Glória Novak e Luiza Neri. São Paulo: Cia. Ed. Nacional / Ed. da Universidade de São Paulo, 1970.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cia. das Letras, 1977.
BRIK, Osip. Ritmo e sintaxe. In: Eikhenbaum et al. Teoria da literatura: formalistas russos. 3.ed. Porto Alegre: Globo, 1976.
CARRERA, Arturo. Mistério Ritmo. In O homem mais portátil do mundo. Seleção Teresa Arijón e Bárbara Belloc; tr. Marcelo Reis de Mello e Renato Rezende. Rio de Janeiro: Azougue / Circuito, 2014.
CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Tr. Flavio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
DERRIDA, Jacques. A mitologia branca: a metáfora no texto filosófico. In: Margens da filosofia. Campinas: Papirus, 1991.
ECO, Umberto. “Metáfora”. In Enciclopédia Einaudi, Vol. 31. Roma: Einaudi, 1994.
ELIOT, T.S. A música da poesia. In: De poesia e poetas. Tr. Ivan Junqueira. São Paulo: Brasiliense, 1991.
GARCÍA LORCA, Federico. La imagen poética de don Luis de Góngora. In: Obras completas. Madrid: Aguilar, 1980.
GOMPERTZ, Will. Isso é arte? 150 anos de Arte Moderna do Impressionismo até hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
HANSEN, João Adolfo. Alegoria: construção e interpretação da metáfora. 2.ed. São Paulo: Hedra; Campinas: EdUnicamp, 2006.
LEZAMA LIMA, José. El reino de la imagen. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1981.
MAIAKÓVSKI. Poética: como fazer versos. Tr. Maria Manuela Ferreira. São Paulo: Global, s/d.
MARTINS, Maria Sílvia Cintra (org.). Henri Meschonnic: ritmo, historicidade e a proposta de uma teoria crítica da linguagem. Campinas: Mercado de Letras, 2022.
MESCHONNIC, Henri. Linguagem: ritmo e vida. Trad. Cristiano Florentino. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006.
______. Modernidade, Modernidade. Tr. Lucius Provase. São Paulo: EdUSP, 2017.
NANCY, Jean-Luc. À escuta. Tr. Fernanda Bernardo. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2014.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tr. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
PORRÚA, Ana. Caligrafía tonal. Ensayos sobre poesía. Buenos Aires: Entropía, 2011.
POUND, Ezra. ABC da literatura. Tr. Augusto de Campos e José Paulo Paes. 12.ed. São Paulo: Cultrix, 2014.
PRIGENT, Christian. Para que poetas ainda? Tr. Inês Oseki-Dépré e Marcelo J. de Moraes. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2017.
RICOUER, Paul. A metáfora viva. Tr. Dion D. Macedo. 3.ed. São Paulo: Loyola, 2000.
ROCHA, Marília Librandi. Escrever de ouvido. Belo Horizonte: Relicário, 2020.
SONTAG, Susan. Contra a interpretação. Tr. Denise Bottmann. São Paulo: Cia. das Letras, 2020.
STEELE, Timothy. Missing Measures: Modern Poetry and the Revolt Against Meter. Faieteville / London: The University of Arkansas Press, 1990.
VILARIÑO, Idea. La masa sonora del poema. Montevideo: Biblioteca Nacional de Uruguay, 2018.
ZAMBRANO, María. A metáfora do coração. 12.ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 2000.