Programa

1. Manhã dia 28/05 (9:00 – 12:00): Apresentação sobre Paisagem Linguística e exemplos de estudos.

2. Tarde dia 28/05 (14:00 – 18:00): Instruções sobre a atividade de campo: Fotosafari. Os(as) participantes são convidados(as) a sair do prédio do conjunto didático e investigar a paisagem linguística do campus da cidade universitária buscando elementos pré-estabelecidos fornecidos nas instruções da atividade. Retorno à sala de aula para considerações e instruções para continuar a atividade individualmente ao longo da semana.

3. Manhã dia 04/06 (9:00 – 12:00): Atividade em sala de aula e discussão sobre os resultados obtidos.

Referências bibliográficas:


Giacalone Ramat, Anna (Org). (2003). Verso l’italiano. Percorsi e strategie di acquisizione. Roma: Carocci.
Gorter, Durk.. (2013). «Linguistic landscape in a multilingual world». Annual revue of applied linguistics, 33. pp. 190-212.
Huebner, Thom.(2009). «A framework for the linguistic analysis of the linguistic landscape». in Shohamy, Elana. Gorter, Durk. (org). Linguistic landscape: expanding the scenery. pp.70-87. NewYork/London: Routledge.
Kramsch, Claire (2009) The multilingual subject: what foreign language learners say about the experience and why it matters. Oxford (UK): Oxford University Press.
Kramsch, Claire (2014). «Teaching foreign languages in a era of globalization: introduction». Modern language journal, 98(1), 296-311.
Kramsch, Claire (2014). «Language and culture» . AILA Review, 27. pp. 30-55.
Krashen, Stephen. (1982). Principles and practice in second language acquisition. Oxford:OUP.