Aula 1: Introdução
Apresentação do curso
A diversidade cultural e linguística do Brasil;
Número de línguas e falantes;
Famílias e suas subfamílias;
A questão da grafia dos nomes das línguas indígenas;
Documentação linguística: importância do esforço descritivo;
Iniciativas de preservação e revitalização.
Aula 2: Áreas linguísticas: o Alto Rio Negro
Famílias linguísticas do Alto Rio Negro;
Os povos da floresta e os povos do rio;
Histórico de ocupações da área: diáspora dos Arawak e áreas etnográficas;
Exogamia linguística e multilinguismo;
Empréstimos lexicais;
Características da área linguística dos Vaupés;
A questão da Língua Geral Amazônica (Nheengatu) e a Língua Geral Paulista.
Aula 3: Áreas linguísticas: o Guaporé-Mamoré e Alto Xingu
As famílias Arikapu, Kanoé, Aikanã, Tupari e Mondé do sul de Rondônia;
Os rios Guaporé e Mamoré;
O complexo cultural Moxo-Chiquito e o complexo do Guaporé;
O contato com os europeus na região Guaporé-Mamoré;
Características linguísticas da área Guaporé-Mamoré.
As línguas do Alto-Xingu;
A onda populacional do Alto Xingu;
A diversidade cultural no sistema Alto-Xinguano;
A questão do bilinguismo ou multilinguismo no Xingu.
Aula 4: Fonética e fonologia das línguas indígenas
Introdução à fonética e à fonologia das línguas indígenas;
Sistemas vocálicos e consonantais das línguas indígenas;
Processos fonológicos de harmonia vocálica, nasalidade e alternância consonantal.
Aula 5: Morfossintaxe das línguas indígenas
Introdução à morfologia e sintaxe das línguas indígenas brasileiras;
Partes do discurso e categorias gramaticais;
Formação de palavras;
Ordem dos constituintes;
Recursividade;
Esquemas de predicação verbal e não verbal, focalização e subordinação.
Metodologia
O curso ocorrerá na modalidade remota, via Google Meet, com aulas síncronas e atividades assíncronas. Dentro desse período, nos encontros assíncronos, serão disponibilizados aos alunos exercícios propostos pelas ministrantes. A entrega desses exercícios e a verificação do desempenho de cada discente serão o método de avaliação deste curso. Durante os encontros síncronos, será discutido o conteúdo deste curso e os alunos poderão também tirar suas dúvidas sobre as temáticas apresentadas.
Bibliografia
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