Ensino de História: Saberes e Práticas

Níveis Oferecidos

VAGAS ESGOTADAS!!

O Curso Ensino de História: Saberes e Práticas visa apresentar aos participantes algumas considerações sobre temas relacionados ao ensino de História na Educação Básica, tendo em vista o aprimoramento da formação dos docentes de História neste nível de ensino. Em função disso o público-alvo são os professores da disciplina, bem como estudantes de cursos de licenciatura em História.

O curso abordará questões relativas ao ensino de História na Educação Básica enfocando três temas:

• 01/10/2011: Atividades lúdicas no ensino de História, a ser ministrado pelo professor Dr. José Antonio Vasconcelos do departamento de História, FFLCH/USP, que apresentará aos participantes um repertório de técnicas e dinâmicas de ensino que podem ser utilizadas para o trabalho de diversos conteúdos do currículo de História no ensino fundamental e médio.

• 08/10/2011: O ensino de História e a questão indígena, a ser ministrado pela professora Dra. Antonia Terra de Calazans Fernandes do departamento de História, FFLCH/USP, que aprofundará reflexões a respeito da questão indígena, para atender a Lei nº 11.465/08, que estabeleceu a obrigatoriedade da temática da história e da cultura dos povos indígenas na escola. Por conta dessa demanda, a proposta é realizar estudos das relações entre os fundamentos da produção historiográfica e os da história ensinada, identificando e analisando representações, aprofundando temas históricos, e buscando alternativas de estudos escolares e materiais didáticos.

• 22/10/2011: Rir da História, a ser ministrado pelo professor Dr. Marcos Antonio da Silva do departamento de História, FFLCH/USP, discutindo o uso de filmes históricos em sala de aula a partir do filme Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (direção de Carla Camurati, Brasil, 1994).

Máximo: 45 alunos.
Mínimo: 15 alunos.

► 19 a 23.09.11
Matrícula SOMENTE para professores de História da rede pública de ensino, até o total de 15 vagas.
Apresentar declaração da escola comprovando ser professor de História.

Matrícula On-Line
                  1ª etapa: efetuar a matrícula ON-LINE (Sistema Apolo)
                  2ª etapa: encaminhar o documento comprobatório até 3 dias após a MATRICULA. Após essa data, quem não enviar o comprovante terá a matrícula cancelada.
                  (O documento pode ser entregue na Secretaria (SCE) ou através do link disponível na data estipulada).
                  ENCAMINHE AQUI O DOCUMENTO COMPROBATÓRIO.

Matrícula Presencial
Veja  ao lado Procedimentos Matrícula Presencial.

26 a 29.09.11 (caso sobre vaga)
Matrícula para público em geral (Professores de História da Educação Básica, alunos de graduação e demais interessados).

Matrícula  ON-LINE (Sistema Apolo) ou

Matrícula Presencial
Veja  ao lado Procedimentos Matrícula Presencial.

Desistência: O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.