Documentos e Perspectivas do Trabalho Historiográfico

Discutir com os alunos as atuais perspectivas de trabalho historiográfico.

1. O conceito de documento histórico. Registro x Documento.
2. Fontes escritas e de cultura material. Aproximação e conceituação.
3. A tipologia da documentação escrita e os caminhos para seu estudo. (2 aulas)
4. Transcrições e traduções de textos. Textos em línguas mortas e/ou arcaicas (inglês e Frances medievais, italiano renascentista, português arcaico, entre outros). (2 aulas)
5. Arquivos e Arquivologia. Os fundos documentais. Os suportes.
6. A cultura material: a arqueologia, a cultura visual, a historia da arte, a história urbana, etc. (3 aulas)
7. O conceito de patrimônio histórico, patrimônio cultural e a gestão do bem público.
8. Museus, museologia e museografia. A voz dos objetos.
9. Imagem, comunicação e marketing.
10. Conclusões possíveis: a formação e o papel do historiador.

- M.Bloch, 1936, /Apologie pour l?Histoire, le métier d?historien/. On line gratuito em http : //www.uqac.ca/Classiques_des_sciences_sociales/[1]
- Ciro Flammarion Cardoso e Ricardo Vainfas, 2007, /Os Domínios da História/, Campus, R. Janeiro.

Máximo: 100 alunos.
Mínimo: 30 alunos.

Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de frequência.
Profa. Dra. Marlene Suano, da FFLCH/USP.

Profs. Ds. Ana Maria de Almeida Camargo, Elias Thome Saliba, Marlene Suano e Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, da FFLCH/USP; e, Solange Ferraz de Lima e Vânia Carneiro de Carvalho, do MP/USP.

Departamento de História, da FFLCH/USP.

Início e fim da matrícula (enquanto houver vaga):
19.09 a 29.09.11 - 25.08 a 02.09.11 (alterado em 25.08.11)

Matrícula On-line ou Presencial:
• Matrícula ON-LINE
• Matrícula Presencial (Veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial)

Início e fim da matrícula (enquanto houver vaga):
19.09 a 29.09.11 - 25.08 a 02.09.11 (alterado em 25.08.11)

Matrícula On-line ou Presencial:
• Matrícula ON-LINE
• Matrícula Presencial (Veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial)