Programa

O curso estará estruturado em 5 aulas, com duração de 3 horas cada, divididas em duas etapas: cerca de 1h30 de exibição de filme somada à 1h30 de explanação e debate. A primeira aula será acrescida de uma exposição sobre temas socioambientais atuais que serão aprofundados nas demais, com cerca de 1 hora.

Temas a serem abordados:

Aula 1: 3/02/2025
Problemática global, ética e modos de vida - Profa. Camila Augé
Filme: Koyaanisqatsi - Uma Vida Fora de Equilíbrio (1982)

Aula 2: 05/02/2025
Educação ambiental e para os ODS frente às mudanças climáticas - Profa. Fabiana Pegoraro Soares
Filme: A formiga e os gafanhotos (2021)

Aula 3: 07/02/2025
Sociedade dos resíduos - Profa. Luciana Ziglio
Filme: Ilha das flores (1989)
Disponível em: https://cursosextensao.usp.br/mod/url/view.php?id=83628 Acesso em: 01.11.2024.
Abordagem para o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável: 12 Produção e Consumo Sustentável

Aula 4: 10/02/2025
Utilização de agrotóxicos e sementes geneticamente modificadas e sua relação com os problemas ambientais - Profa. Analtina Chissolucombe.
Filme: O veneno está na mesa (2011)

Aula 5: 12/02/2025
Povos Originários e a Luta pela preservação do território - Profa. Mariana Malta
Filme: Floresta, Um Jardim Que a Gente Cultiva (2023)

Referências:

AKINTUNDE, Elijah A. Theories and concepts for human behavior in environmental preservation. Journal of Environmental Science and Public Health, Houston, v. 1, n. 22, p. 120-133, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321100301_Theories_and_Concept… Acesso em: 01 nov. 2024.
ALTIERI, Miguel. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 5. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. Disponível em: https://arca.furg.br/images/stories/producao/agroecologia_short_port.pdf. Acesso em: 02 nov. 2024.
ALMEIDA, Vicente Eduardo Soares de; FRIEDRICH, Karen; TYGEL, Alan Freihof; MELGAREJO, Leonardo; CARNEIRO, Fernando Ferreira. Uso de sementes geneticamente modificadas e agrotóxicos no Brasil: cultivando perigos. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 10, p. 3333-3339, 2017. DOI: 10.1590/1413-812320172210.17112017. Disponível em https://www.scielo.br/j/csc/a/tjr9r6KFWxPMqzxM3jKDBPJ/?format=pdf&lang=…. Acesso em 02 nov. 2024.
CASSOTI, Ana Clara. Descarte inadequado de resíduos eletrônicos afeta o meio ambiente e a saúde da população: quando descartados de forma correta, elementos químicos e plásticos presentes em aparelhos eletrônicos podem ser reciclados. Jornal da Universidade de São Paulo. 10.10.2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/campus-ribeirao-preto/descarte-inadequado-de-resi… Acesso em: 01 nov. 2024.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Povos da megadiversidade. O que mudou na política indigenista no último século. Revista Piauí [online], n. 148, jan. 2019. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/povos-da-megadiversidade/ Acesso em 03 nov. 2024.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 1990.
HARAWAY, Donna. O Manifesto das espécies companheiras: Cachorros, pessoas e alteridade. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
MACEDO, Valéria. A Cosmopolítica das Mudanças (climáticas e outras). Narrativas Indígenas. In: RICARDO, F (Org.) Povos indígenas no Brasil: 2006/2010, Instituto Socioambiental. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/8566400/mod_resource/content… Acesso em 03 nov. 2024.
RIBEIRO, Wagner Costa. Meio ambiente: o natural e o produzido. Revista de Direito Geográfico, 2011. DOI: https://doi.org/10.7154/RDG.1991.0005.0003. Disponível em: https://revistas.usp.br/rdg/article/view/47099. Portal da revista da USP. Acesso em: 02 nov. 2024.

SÃO PAULO. Série de publicações da USP reúne estudos na área de resíduos sólidos. Jornal da Universidade de São Paulo. 19.12.2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/serie-de-publicacoes-da-usp-reune-es… Acesso em: 01 nov. 2024.

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel. Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 17-44.

SILVA, E. R. A. da; PELIANO, A. M. e CHAVES, J. V. Agenda 2030: ODS – Metas Nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. IPEA, 2018. Disponível em:
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UENO, Alessandra. Existem mais de 80 milhões de toneladas de plástico no mar, mas o total de resíduos é ainda maior. Jornal da Universidade de São Paulo 13.10. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/existem-mais-de-80-milhoes-de-toneladas… Acesso em: 01 nov. 2024.