A inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" nas diretrizes e bases da educação nacional pela Lei nº 11.645/2008 impulsionou uma série de debates e promoveu mudanças nos currículos formativos das escolas e universidades brasileiras (BRASIL, 2008). Um dos principais desafios foi abordar o tema desvinculando-se de perspectivas que endossavam a “crônica de uma extinção” — visão criticada por pesquisadores comprometidos com a História Indígena, mas ainda presente no imaginário social (MONTEIRO, 1995).
Apesar dos avanços significativos, resultado tanto dos debates gerados pela inclusão da temática nos currículos quanto da crescente visibilidade e protagonismo de intelectuais indígenas, persiste, especialmente em escolas não indígenas, a dificuldade de ensinar a história dos povos originários sem reforçar estereótipos. Nesse contexto, o curso busca discutir as principais pesquisas sobre o tema, explorando abordagens e fontes diversas para fornecer subsídios a professores e pesquisadores em suas atividades.
Programa:
04/02 – Aula 1: Ensino e pesquisa sobre História indígena e do indigenismo.
06/02 – Aula 2: História e historiografia sobre os povos indígenas e indigenismo.
11/02 – Aula 3: Povos indígenas e a construção nacional.
13/02 – Aula 4: Os Indígenas na História – conhecendo fontes e materiais de apoio para pesquisa e ensino.
Bibliografia:
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