As 6 aulas serão distribuídas em duas partes que contemplarão os gêneros literários enfocados no curso, na primeira parte poesia e na segunda parte drama. Os textos serão disponibilizados, sempre que possível, em português.
Aula 1: Introdução (Calibã e a bruxa, de Silvia Federici, e três poemas de Emily Dickinson)
Aula 2: A espécie das bruxas e das poetas (“Her Kind”, de Anne Sexton, e “Witch Burning”, de Sylvia Plath)
Aula 3: O ofício da escrita como criação mágica (“The Black Art” e “Snow White and the Seven Dwarfs”, de Anne Sexton)
Aula 4: As Bruxas de Salém (1953), de Arthur Miller: Alegoria política e raça
Aula 5: Vinegar Tom (1976), de Caryl Churchill: Teatro épico e classe
Aula 6: The Last Witch (2009), de Rona Munro: História e formas teatrais contemporâneas
Bibliografia
Obras
CHURCHILL, Caryl. Vinegar Tom. In: Plays: 1. Londres: Bloomsbury, 1985.
DICKINSON, Emily. 593. in: The complete poems of Emily Dickinson. Little, Brown and Company: Boston, Toronto. 1976.
_____________. 1158. in: The complete poems of Emily Dickinson. Little, Brown and Company: Boston, Toronto. 1976.
_____________. 1583. in: The complete poems of Emily Dickinson. Little, Brown and Company: Boston, Toronto. 1976.
MILLER, Arthur. The Crucible. London: Penguin, 2003.
MUNRO, Rona. The Last Witch. London: Nick Hern, 2009.
PLATH, Sylvia. Witch Burning. in: Collected Poems. Faber & Faber: London. 2002.
SEXTON, Anne. Her Kind. in: The Complete Poems, pp.224-229. Boston: Houghton MifflinCo. 1981.
_____________. The Black Art. in: The Complete Poems, pp.224-229. Boston: Houghton MifflinCo. 1981.
_____________. Snow White and the Seven Dwarfs. in: The Complete Poems, pp.224-229. Boston: Houghton MifflinCo. 1981.
Geral (outras referências serão mencionadas ao longo do curso)
AL-WATTAR, Shaymaa Zuhair. The Witch as Self-representation in the Poetry of Anne Sexton, Sylvia Plath, and Eavan Boland. 2013. Adab Al-Rafidayn, vol. 68. p. 141-166.
ARCHIBALD, David. History in Contemporary Scottish Theatre. In: BROWN, Ian (ed.). The Edinburgh Companion to Scottish Drama. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2011.
CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. 3 ed. Humanitas Publicações: São Paulo. 1996.
DAVIS, Angela. Mulheres, Raça e Classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
EAGLETON, Terry. How to read a poem. Oxford: Blackwell Publishing, 2007.
ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Boitempo, 2019.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Editora Elefante, 2017.
OSTRIKER, Alicia Suskin. Ladras da linguagem: poetas mulheres e a criação revisionista de mitos. Tradução de Emanuela Siqueira. Caderno de leituras n.141. Edições Chão da Feira: fev. 2022. Disponível em: https://chaodafeira.com/wp-content/uploads/2022/02/cad141-ladras-da-lin…
REINELT, Janelle. On feminist and sexual politics. In: ASTON, Elaine & DIAMOND, Elin (eds.) The Cambridge Companion to Caryl Churchill. London: Cambridge University Press, 2009.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 2014.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac Naify, 2011.
WERTHEIM, Albert. The McCarthy Era and the American Theatre. Theatre Journal, Vol. 34, No. 2, Insurgency in American Theatre, 1982, pp. 211-222. Disponível em: www.jstor.org/stable/3207451