Aula 1. Os temas transversais, a inter/transdisciplinaridade e as questões socialmente vivas.
Aula 2. Multiculturalismo: uma introdução a diferentes visões e perspectivas
Aula 3. Pedagogia de projetos e a gestão de projetos em sala de aula
Aula 4. Didatizando documentos e vivências: aportes da Engenharia Didática
Aula 5. Trabalho prático: elaborando propostas para meu contexto de ensino
Referências:
BLANCHET, P.; COSTE, D. Sur quelques parcours de la notion d' " interculturalité ". Analyses et propositions dans le cadre d'une didactique de la pluralité linguistique et culturelle. Blanchet, Ph. & Coste Daniel. Regards critiques sur la notion d' " interculturalité " : pour une didactique de la pluralité linguistique et culturelle, L'Harmattan, pp.7-27, 2010.
CONSELHO DA EUROPA. Division de Politiques Linguistiques. Sociétés multiculturelles et individus pluriculturels :
le projet de l’éducation interculturelle, 2009.
DOLZ, J. As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. D.E.L.T.A., 32.1, p. 237-260, 2016.
LACERDA, A. C. C.; DANTAS-LONGHI, S. M. Pedagogia de projetos: concepção e realização de um projeto de ensino transversal de francês língua estrangeira e educação ambiental. Perspectiva, 41(4), p. 1–23, 2023.
LEGARDEZ, A. Questions Socialement Vives, et Education au Développement Durable. L’exemple de
la question du changement climatique. Revue francophone du développement durable, Éd. Oeconomia, 2016.
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V, M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Vozes, 2008.
SAUVÉ, L. Educação ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 317-322, maio/ago. 2005.
SILVA, E.C.; DANTAS-LONGHI, S. M. Ensino-aprendizagem de línguas, trabalho e formação docente: caminhos e pontes entre Linguística Aplicada e Didática das Línguas. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 354–374, 2020.