Programa

Aula 1 - A conquista da forma: os anos 40.
Aula 2 - Os poemas do Capibaribe (O cão sem plumas, O Rio, Morte e vida Severina).
Aula 3 - A geometria da composição (Serial e A educação pela pedra)
Aula 4 - Museu de tudo e depois: poesia, crítica e memória.

Bibliografia:
BARBOSA, João Alexandre. A imitação da forma: uma leitura de João Cabral de Melo Neto. São Paulo: Duas Cidades, 1975.
CAMPOS, Haroldo de. “O geômetra engajado”. In: Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 2006.
CARONE, Modesto. A poética do silêncio. São Paulo: Perspectiva, 1979.
GONÇALVES, Aguinaldo. Transição e permanência. Miró/João Cabral: da tela ao texto. São Paulo: Iluminuras, 1989.
LE CORBUSIER. Por uma arquitetura. Tradução de Ubirajara Rebouças. São Paulo: 1977.
MARQUES, Ivan. João Cabral de Melo Neto: uma biografia. São Paulo: Todavia, 2021.
NAVES, Rodrigo. A forma difícil. Ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
NUNES, Benedito. João Cabral de Melo Neto. Petrópolis: Vozes, 1971.
OLIVEIRA, Waltencir Alves de. O gosto dos extremos: tensão e dualidade na poesia de João Cabral de Melo Neto. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2012.
PEIXOTO, Marta. Poesia com coisas. São Paulo: Perspectiva, 1983.
SECCHIN, Antônio Carlos. João Cabral: uma fala só lâmina. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
VILLAÇA, Alcides. “Expansão e limite da poesia de João Cabral”. In: BOSI, Alfredo (org.) Leitura de poesia. São Paulo: Ática, 1996.