Programa

Aula 1. Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga: problemas da primeira edição.
Aula 2. Contexto de produção, circulação e leitura de obras poéticas em fins do século XVIII.
Aula 3. Um autor “brasileiro”? Apropriação histórica das liras de Marília de Dirceu e da figura de Tomás Antônio Gonzaga.

Referências:
COSTA, Claudio Manuel da; GONZAGA, Tomás Antônio; PEIXOTO, Alvarenga. Poesia dos inconfidentes: poesia completa. Org. Domício Proença Filho. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996.
GONZAGA, Tomás Antonio. Obras completas de Tomás Antonio Gonzaga. Ed. crítica de M. Rodrigues Lapa. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1957.
EULALIO, Alexandre. “Verso e reverso de Gonzaga”. In: ---------- Livro involuntário. Org. Carlos Augusto Calil e Maria Eugenia Boaventura. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1993.
FURTADO, Joaci Pereira. Uma república de leitores: história e memória na recepção das Cartas Chilenas. São Paulo: Hucitec, 1997.
POLITO, Ronald. Um coração maior que o mundo: Tomás Antônio Gonzaga e o horizonte luso-colonial. São Paulo: Globo, 2004.
RUEDAS DE LA SERNA, Jorge Antonio. Arcádia: tradição e mudança. São Paulo: Edusp, 1995.
STRECKER-GOMES, Heidi. Figura de Marília: Aspectos da poética de Tomás Antônio Gonzaga. São Paulo: FFLCH-USP, 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa). Orientador: Jean Pierre Chauvin.