Aula 1: Augusto de Campos: do salto participante ao “Stelegramas” - 05/08/2025 (terça-feira)
AGUILAR, Gonzalo. Poesia concreta brasileña: las vanguardias em la encrucijada modernista. Rosário: Beatriz Viterbo, 2003
BOSI, Viviana. Poesia em risco. São Paulo: Editora 34, 2021
BOSI, Viviana., NUERNBERGER, Renan. Neste instante. São Paulo: Humanitas, 2018
CAMPOS, Augusto. Viva vaia. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014
CAMPOS, Augusto. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 2004
CAMPOS, Augusto. Não. São Paulo: Perspectiva, 2003
CAMPOS, Augusto. Poesia da recusa. São Paulo: Perspectiva, 2011
CAMPOS, A., Pignatari, D., Campos, H. Teoria da poesia concreta. São Paulo: Ateliê Editorial, 2006
GUIMARÃES, Julio Castañon, SÜSSEKIND, Flora. (org) Sobre Augusto de Campos. Rio de Janeiro, 7Letras, 2004
LINO, Patrícia. Imperativa ensaísta diabólica. Belo Horizonte: Relicário, 2024
PERLOFF, Marjorie. O gênio não original. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013
SISCAR, Marcos. Poesia e crise. Campinas: Unicamp, 2010.
STERZI, Eduardo. (org) Do céu do futuro: cinco ensaios sobre Augusto de Campos. São Paulo: Marco, 2006
SÜSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
Aula 2: Ana Cristina Cesar e a crítica brasileira: leituras de Mário de Andrade e de Antonio Candido - 07/08/2025 (quinta-feira)
26 poetas hoje. Seleção e introdução de Heloisa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Labor, 1976.
ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 1ª ed. São Paulo: Martins, 1943.
CAMARGO, Maria Lucia de Barros. Atrás dos olhos pardos: uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar. Chapecó: Argos, 2003. / Atrás dos olhos pardos: uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar. 1990. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 4ª ed. São Paulo: Martins, 1971. v 1.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 4ª ed. São Paulo: Martins, 1971. v 2.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 1ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1970.
CESAR, Ana Cristina. A teus pés. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
CESAR, Ana Cristina. Correspondência incompleta. Org. Armando Freitas Filho e Heloisa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1999a.
CESAR, Ana Cristina. Crítica e tradução. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1999b.
GALVÃO, Raquel Machado. De corpo presente: a crítica jornalística de Ana Cristina Cesar. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1246535;
GALVÃO, Raquel Machado; TEIXEIRA, Heloisa. Heloisa Teixeira sobre Ana Cristina Cesar. Conexões Críticas (site). DOI: 10.13140/RG.2.2.33498.15049;
MELO NETO, João Cabral de. Museu de tudo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.
RIAUDEL, Michel. A nebulosa marginal e Ana Cristina Cesar. Belo Horizonte: Mambembe Livros; Conexões Críticas, 2025. Disponível em: https://sites.usp.br/conexoescriticas/ebooks/ebook-a-nebulosa-marginal/
TRANS/FORM/AÇÃO, Revista. Entrevista: Antonio Candido de Mello e Souza. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 34, 2011. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/….
Aula 3: Ana Cristina Cesar leitora de mulheres: escritoras brasileiras e crítica feminista na biblioteca de Ana Cristina Cesar - 12/08/2025 (terça-feira)
CESAR, Ana Cristina. Crítica e Tradução. São Paulo, Editora Ática, 1999.
CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
GILBERT, Sandra GUBAR, Susan. The Madwoman in the Attic: The Woman Writer and the Nineteenth-Century Literary Imagination. New Haven and London: Yale University Press, 1979.
LEDUSHA. Finesse e Fissura. São Paulo: Brasiliense, 1984.
LISPECTOR, Clarice. A Legião Estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 2019.
MELIM, Angela. Toda Vida: Poesia Reunida. São Paulo: Companhia das Letras, 2024.
PRADO, Adélia. Poesia Reunida. São Paulo: Siciliano, 1999.
Woolf, Virginia. Um quarto só seu. Tradução: Julia Romeu. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
Aula 4: Entrecruzamentos entre gênero, humor e resistência na poesia de autoria feminina à volta dos anos 1970 - Leila Míccolis, Alice Ruiz e Ledusha - 14/08/2025 (quinta-feira)
BARRECA, Regina. “How many feminists does it take to change a light bulb? Power, politics, and women’s humor.” In: They used to call me Snow White… But I drifted: Women’s strategic use of humor. Lebanon: University Press of New England, 1991.
BOSI, Viviana. “Agressivo e irônico: sangra e ri”. In: Poesia em risco: itinerários para aportar nos anos 1970 e além. São Paulo: Editora 34, 2021.
CÁMARA, Mario. Corpos pagãos: usos e figurações na cultura brasileira. Tradução de Luciana di Leone. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
CESAR, Ana Cristina. “Literatura e mulher: essa palavra de luxo”. In: Crítica e tradução. São Paulo: Editora Ática, 1999.
FRYE, Northrop. “O mythos do inverno: a Ironia e a Sátira”. In: Anatomia da Crítica. São Paulo: Cultrix, 1973.
HOLLANDA, Heloísa Buarque (org.) 26 poetas hoje: antologia [1976]. São Paulo:Companhia das Letras, 2021.
HOLLANDA, Heloísa Buarque. “Introdução: Feminismo em tempos pós-modernos”. In: Tendências e impasses - o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
MÍCCOLIS, Leila. Desfamiliares: poesia completa de Leila Míccolis (1965-2012). São Paulo: Annablume, 2013.
NUNES, Benedito. O riso modernista. Terceira Margem, Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, p. 28-38, 1993.
KEMPINSKA, Olga. Ironia e discurso feminino. Revista Estudos Feministas. v. 22, n. 2. pp. 465-476. 2014.
RUIZ, Alice. Navalhanaliga. Curitiba: Edição ZAP, 1982.
RUIZ, Alice. Pelos pêlos. São Paulo: Brasiliense, 1984.
SANTIAGO, Silviano. “Poder e alegria”. In: Nas malhas da letra: ensaios. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
SILVA, Alba. Deus e o diabo no humor das mulheres: contos, casos e crônicas com humor escritos por mulheres. Salvador: EDUFBA, 2015.
SPINARDI, Ledusha, B. A. Finesse e Fissura. São Paulo: Brasiliense, 1984.
Aula 5: Poesia e crítica, as máquinas sem mistério de Sebastião Uchoa Leite - 19/08/2025 (terça-feira)
ARRIGUCCI JR, Davi. “O guardador de segredos”. In: O guardador de segredos: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
BARBOSA, Frederico. “A engenhosidade do crime perfeito”. In: LEITE, Sebastião Uchoa. Poesia Completa. Cosac Naify: São Paulo, 2015.
COSTA LIMA, Luiz. “A poética átona de Sebastião Uchoa Leite”. In: Pensando nos trópicos: dispersa demanda II. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
COSTA LIMA, Luiz. “Sebastião em prosa e verso”. In: Intervenções. São Paulo: EDUSP, 2002.
DASSIE, Franklin Alves. Sebastião Uchoa Leite. Coleção Ciranda da Poesia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
GUIMARÃES, Julio Castañon & SÜSSEKIND, Flora (orgs.). Sobre Sebastião Uchoa Leite. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014.
LEITE, Sebastião Uchoa. Participação da palavra poética. Petrópolis: Editora Vozes, 1966.
LEITE, Sebastião Uchoa. Crítica clandestina. Rio de Janeiro: Taurus, 1986.
LEITE, Sebastião Uchoa. Jogos e enganos. São Paulo: Editora 34, 1995.
LEITE, Sebastião Uchoa.Crítica de ouvido. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
LEITE, Sebastião Uchoa. Poesia completa. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

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